Coronavírus » Pandemia

Rainha Elizabeth abandona Palácio de Buckingham por medo do coronavírus

A monarca tem 93 anos de idade e faz parte do grupo de risco da pandemia

Vanessa Centamori Publicado em 16/03/2020, às 14h10

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II - Divulgação/ Youtube

A Rainha Elizabeth II abandonou o Palácio de Buckingham para um período de quarentena contra o coronavírus, segundo informou o jornal The Sun, no último sábado, dia 14. Ela foi acompanhada pelo Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, até o Castelo de Windsor. 

Já são mais de 1,5 mil casos de coronavírus no Reino Unido — se  a situação se agravar ainda mais, a monarca permanecerá em Windsor em quarentena. Ela, que tem 93 anos de idade ( e está no grupo de risco para o coronavírus), passa bem. “ [A Rainha] está em condição boa de saúde, mas foi considerado melhor que ela se mudasse”, contou uma fonte ao The Sun. 

“A Rainha já se encontrou com muitas pessoas lá [ no Castelo de Windsor] até recentemente”, completou. “ Mas ela está a semanas de distância de seu 94º aniversário e conselheiros acreditam que é melhor ela se retirar”. 

Rainha Elizabeth II / Crédito: Wikimedia Commons 

 

O Palácio de Buckingham possui 500 membros, enquanto que Windsor tem apenas 100 pessoas que circulam pelos corredores. Mas alguns membros da realeza acreditam que talvez seja mais seguro para a rainha ir até Sandringham, onde não havia nenhum caso confirmado de coronavírus, até o último sábado, quando três testes deram positivo em um hospital local. 

No último dia 13, o Palácio de Buckingham anunciou oficialmente que Elizabeth II irá adiar seus compromissos oficiais devido ao coronavírus. Um pouco antes, no dia 10, a Sua Alteza Real já tomava medidas de prevenção durante um encontro no palácio, no qual ela evitou apertar as mãos de dignitários. Mas houve exceções: em sua última aparição, ela cumprimentou o professor Mark Compton com um aperto de mãos.