Coronavírus » Pandemia

Rússia fará registro para a vacina contra coronavírus na próxima semana

As autoridades sanitárias russas pretendem iniciar a vacinação em massa da população no mês de outubro

Penélope Coelho Publicado em 07/08/2020, às 13h24

Imagem ilustrativa de vacina
Imagem ilustrativa de vacina - Pexel

O vice-ministro da Saúde da Rússia, Oleg Grindnev, anunciou que a primeira vacina contra a Covid-19 terá seu registro efetuado já na próxima semana. Segundo Oleg, profissionais da saúde e idosos terão prioridade para receber a dose. As informações são do G1

O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, havia anunciado na semana passada que o programa de vacinação do país estava adiantado e que, segundo o cronograma, a vacinação em massa teria início no mês de outubro.

No mês de abril o presidente russo Vladimir Putin, orientou o governo a simplificar etapas para que as pesquisas fossem concluídas o mais breve possível. Esse fato combinado com a inexistência de estudos e testes sobre a vacina no país, gera questionamentos entre a comunidade científica internacional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 164 vacinas estão em desenvolvimento e pelo menos nove países já fizeram testes em humanos. Somente cinco estudos estão na etapa mais avançada de pesquisa, a chamada Fase 3, onde a Rússia está incluída.