Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Válvula produzida em impressora 3D ajuda no tratamento do coronavírus

Material que era importado da China passou a ser produzido de maneira mais rápida e barata em hospital na Itália

Fabio Previdelli Publicado em 24/03/2020, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peças produzidas em impressora 3D ajudam no tratamento de coronavírus - Divulgação/ Facebook
Peças produzidas em impressora 3D ajudam no tratamento de coronavírus - Divulgação/ Facebook

Em meio à pandemia de coronavírus que assola a Itália, hospitais sofrem com a falta de leitos e de equipamentos necessários para o cuidado dos pacientes. Um dos materiais em falta é uma válvula de plástico usada num equipamento de terapia intensiva.

Mas como repor essa peça em meio a crise?

Para a missão, as autoridades contactaram Massimo Temporelli, fundador de um espaço maker da cidade de Brescia, que teria o desafio de produzir essa válvula em impressoras 3D de maneira econômica, acessível e ágil.

Após alguns contatos, Temporelli telefonou para o engenheiro Christian Fracassi e conseguiu fazer com que ele levasse uma dessas impressoras para o hospital. Após poucas horas de desenvolvimento e testes, eles começaram a produção dos objetos.

As experiências com o equipamento foram bem sucedidas e as impressões ajudaram no tratamento imediato de dez pacientes. Anteriormente, os hospitais recebiam essas válvulas importadas da China e esse processo demoraria semanas — sem contar o fato de que o país asiático também enfrenta problemas para a produção da peça.