Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Brasil

Variante Delta: 110 brasileiros foram acometidos pela cepa da Covid-19

Segundo dados do Ministério da Saúde, cinco desses pacientes já evoluíram para a versão mais grave da doença

Pamela Malva Publicado em 20/07/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de vírus - Divulgação/ Pixabay/ geralt
Imagem meramente ilustrativa de vírus - Divulgação/ Pixabay/ geralt

Segundo a OMS, a variante delta do Coronavírus foi detectada em um total de 111 países em todo o mundo. Agora, dados do Ministério da Saúde revelam que 110 brasileiros já foram acometidos pela perigosa cepa da doença, de acordo com o G1.

Da mesma forma que as variantes alpha, beta e gamma, uma característica preocupante da versão delta da Covid-19 é o seu alto grau de transmissão. Nesse sentido, cientistas afirmam que tal cepa apresentou um aumento de 97% em sua transmissibilidade quando comparada ao vírus original — a da variação alpha, por exemplo, é de 29%.

Por enquanto, a ciência ainda não sabe se a variante delta é mais letal que as outras. Mesmo assim, ainda segundo o Ministério da Saúde, dos 110 pacientes acometidos pela cepa, cinco já evoluíram para a versão mais grave e agressiva da Covid-19.

É importante lembrar, contudo, que os dados divulgados não representam o valor exato de pessoas acometidas pela variante delta. Isso porque, ainda de acordo com o G1, muitos pacientes infectados apresentaram sintomas mesmo depois da detecção da cepa e não tiveram suas amostras analisadas em sequenciamento genético.

Sabe-se, contudo, que o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com a maior quantidade de casos registrados da variante delta, sendo 83 no total. Depois dele vem o Paraná (13), o Maranhão (6), São Paulo (3), Goiás (2), Pernambuco (2) e Minas Gerais (1).