Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira
Colunas / Daniel Bydlowski / Chegada do homem à Lua

53 anos da chegada do homem à Lua: 6 filmes que falam sobre a exploração espacial

53 anos após o homem pisar na Lua, confira uma lista de filmes que falam sobre a exploração espacial, até mesmo antes dela acontecer

Daniel Bydlowski, cineasta* Publicado em 23/07/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
2001 uma odisseia no espaço - Divulgação
2001 uma odisseia no espaço - Divulgação

Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo inteiro assistiu pela primeira vez a chegada do homem à lua. Com uma frase emblemática, “um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”, o astronauta, Neil Armstrong fazia história enquanto colocava a bandeira americana em solo lunar.

E embora muitos gostem de acreditar em teorias da conspiração dizendo que foi tudo uma farsa, que o pouso da Apollo 11 não passa de uma invenção muito bem filmada pelo famoso cineasta Stanley Kubrick, por conta de sua aproximação com especialistas da NASA para seu longa “2001- uma odisseia no espaço”, a ação é verídica!

Divulgação/NASA

Ainda que os astronautas Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins tenham ficado pouco mais de duas horas durante sua expedição na lua, o que surpreende é toda a preparação antes da viagem e a volta destes profissionais como verdadeiros heróis. Feito extraordinário que desde antes de acontecer tem sido muito bem retratado em produções cinematográficas.

1. Viagem à lua

O curta francês com pouco menos de 13 minutos de duração, lançado em 1902 representa um marco da ficção cientifica com efeitos especiais no cinema. Já que o diretor George Mélliès apresentou sua versão da viagem à lua, mesmo 67 anos antes dela acontecer.

No filme, um grupo de homens é lançado à lua por um canhão, e a capsula onde eles estão acaba “pousando” no rosto do ser celeste. Embora seja bastante simples e muito criativo, “Viagem à lua” continua divertido.


2.  2001 uma odisseia no espaço

Divulgação

O longa de 1968, dirigido por Stanley Kubrick fez tanto sucesso que foi por causa dele que surgiram as teorias malucas de que o diretor havia forjado a filmagem de 1969. E embora neste filme a viagem à lua não seja o foco, mas sim as questões sobre a evolução humana, conexões entre passado e futuro, o espaço e inteligência artificial fizeram do filme um clássico para referencias sobre viagens espaciais.


3. Apollo 13

Dirigido por Ron Howard e estrelado por ninguém menos que Tom Hanks, o longa lançado em 1995 relata a trágica missão Apollo 13, da NASA, com os astronautas James "Jim" Lovell, John "Jack" Swigert e Fred Hais. A missão representa um dos momentos mais dramáticos da história da exploração espacial.

A notória frase “Houston, we have a problem”, dita por Tom Hanks no filme apesar de ter uma certa diferença da original em que o astronauta usa o verbo no passado, veio de uma transmissão de rádio entre os integrantes da Apollo 13 e o centro de controle da NASA, em Houston, sobre a explosão causada por um curto circuito no ventilador do tanque de oxigênio. É então que a grande aventura para voltar para casa começa. Ótimo filme para entender os reais desafios vivenciados por eles.


4. Gravidade

Nem só de desafios são feitas as explorações pelo espaço. Mas de química também, entre atores, neste caso George Clooney e Sandra Bullock que interpretam dois astronautas que trabalham juntos para sobreviver a um acidente que os deixa completamente à deriva no espaço.

Divulgação

Dirigido por Alfonso Cuarón, o longa foi um dos maiores destaques do Oscar em 2014 com dez indicações e sete estatuetas, tais como Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.


5. Estrelas além do tempo

O longa baseado na história verídica de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, as três matemáticas negras que tiveram papel fundamental no lançamento da Apollo 11, vale a aula de sobre preconceito e superação. Com boas atuações de Taraji Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe o filme traz um pouco do reconhecimento merecido à essas mulheres.


6. O primeiro homem

Ryan Gosling interpreta Neil Armstrong neste filme que não só apresenta uma versão ficcionalizada da jornada do primeiro astronauta a chegar até à Lua, como também retrata os dramas familiares que Armstrong enfrentou. Dirigido por Damien Chazelle, em 2018, este é um longa para entender um pouco dos sacrifícios feitos por ele e por toda uma nação durante uma das mais perigosas e bem sucedidas missões espaciais.


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.