Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Bastidores: um show à parte

Mega produções às vezes contam com muito mais do que os telespectadores assistem nas telonas, e as curiosidades dos bastidores se tornam um show à parte

Daniel Bydlowski, cineasta Publicado em 13/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ meineresterampe
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ meineresterampe

Por mais fluido que a narrativa e as sequencias de imagens possam parecer no produto final, a filmagem de um longa requer uma complexidade tremenda. São centenas ou milhares de pessoas envolvidas em uma única produção e muitas vezes imprevistos, acidentes e situações totalmente inesperadas podem acontecer.

Há casos notórios sobre acidentes em set que terminaram muito mal. Mas nem só de tragédias vive Hollywood, por isso fiz uma lista com 10 curiosidades do que pode acontecer por trás das cortinas da sétima arte.

1. Harry Potter e a Câmara Secreta

A cadelinha Bella, que interpretou o animal de estimação de Rúbeo Hagrid, o Canino, criou um vínculo com o protagonista, Daniel Radcliffe. Assim, toda vez que a aranha animatronica Aragogue aparecia para a filmagem, Bella avançava em defesa de Daniel.


2. Guardiões da Galáxia

O ator Chris Pratt estragou várias cenas fazendo barulhos de tiros com a boca cada vez que usava sua arma de raio. Alguns se divertem demais durante as filmagens.


3. O Iluminado

Por mais macabro que o personagem Danny Torrence, interpretado por Dan Lloyd em ‘O Iluminado’, seja, o garotinho à época com 5 anos não tinha ideia que estavam filmando um longa de terror. Isso sim que é um ator mirim, não?


4. O Mágico de Oz

Um assistente de figurino do longa de 1939 comprou um casaco em um bazar de roupas usadas que pertencia a ninguém menos que L. Frank Baum, autor do livro ‘O Maravilhoso Mágico de Oz’, que deu origem ao filme.

A descoberta foi possível, porque o nome dele estava bordado em um dos bolsos. A história foi posteriormente confirmada por sua viúva que reconheceu a roupa.


5. Clube da luta

O longa de enorme sucesso foi gravado em ordem cronológica, para que Edward Norton pudesse perder peso e ficasse cada vez mais branco, já que a narrativa de seu personagem é definhar, enquanto o protagonista, interpretado por Brad Pitt fica forte e saudável. A diferença em ambos é bastante perceptível.


6. Senhor dos Anéis: As duas torres

Durante a filmagem de uma das cenas, Viggo Mortensen, que interpretava Aragorn, quebrou dois dedos do pé ao chutar um capacete de orc em um campo de batalhas.


7. Sempre ao seu lado

O personagem principal, o cachorro, não foi envelhecido apenas com maquiagem, usaram pequenos pesos para que suas orelhas e rabos ficassem mais abaixados. Crueldade, não?


8. Os pássaros

Para as filmagens do clássico de Alfred Hitchcok foram utilizados cerca de 25 mil pássaros.


9. O silêncio dos inocentes

Anthony Hopkins procurou não piscar durante suas falas no filme. Segundo ele, a inspiração partiu de uma pessoa perturbadora.

Ainda, o papel antes de ser oferecido a Hopkins foi recusado por Sean Connery, supostamente por ter ficado indignado com o personagem. O papel de Jodie Foster também foi oferecido antes para Michelle Pfeiffer, que não o quis.


10. O resgate de soldado Ryan

Todos atores, menos Matt Damon, foram submetidos a um treinamento básico de exército. A ideia era que eles pudessem construir um ressentimento inconsciente em relação ao personagem de Damon.


11. Annabelle

Originalmente, a boneca era uma Raggedy Ann, no entanto os produtores do longa mudaram o brinquedo para que ele parecesse mais assustador e também porque a empresa, provavelmente, ficaria um pouco ressentida com o uso da original.


12. O Exorcista

A atriz Linda Blair, que interpreta a protagonista, recebeu ameaças de pessoas que se diziam “satanistas”. A Warner Brothers foi obrigada a contratar guarda-costas para a protegerem por seis meses após o lançamento do filme.

Sete anos após o lançamento, o Reino Unido retirou todos os filmes das prateleiras por 11 anos por considerar o longa improprio, principalmente para os mais jovens.


13. A Hora do Pesadelo

As cores da camisa de Freddy Krueger, vermelha e verde, foram escolhidas pelo diretor Wes Craven depois de ele ler que a combinação é conflitante ao olho humano.


14. Frozen

A animação ‘Frozen — uma aventura congelante’ quase perdeu sua musica tema, 'Você quer brincar na neve?' pois os produtores achavam que a canção deixava o filme lento demais e só decidiram mantê-la na última edição, momentos antes do lançamento.