Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Do mundo Pixar a Kill Bill: 14 easter eggs mais peculiares do cinema

Na indústria cinematográfica, as referências estão para todos os lados, porém, algumas não chamam tanta atenção, mas são sensacionais quando descobrimos

Daniel Bydlowski, cineasta Publicado em 04/10/2021, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Toy Story' - Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures
Cena do filme 'Toy Story' - Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

Referências ou Easter Eggs? Ou os dois? Não importa, mesmo porque a sensação que os traz é a mesma e os segredos escondidos no cinema são inúmeros. Se não dedicarmos a nossa atenção o tempo todo, perdemos momentos incríveis quando não percebemos qual a mensagem subliminar que querem nos passar.

Porém, tenho para mim que mesmo que não percebamos de forma contundente, as imagens mexem com nosso subconsciente, e nos fazem gostar de um filme, apenas pela referência/easter egg, que nem sequer notamos. Acredito que seja uma espécie de memória afetiva. Minha intenção é fazê-los pensar: “Como não vi isso antes?”.

1. Stranger Things

Uma série cheia de referências dos anos 90. São tantas que algumas passam despercebidas. Mas outras, que geralmente não alcançam os olhos da maioria das pessoas, me chamaram a atenção.

Cena da série 'Stranger Things' /Crédito: Divulgação/Netflix

Quando Dustin volta do acampamento na terceira temporada, uma de suas invenções é um martelo automático. Vou te lembrar de onde isso surgiu, foi dos Gremlins, e a criação foi do personagem Randall Peltzer.


2. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Cena do filme 'Harry Potter'/Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Os uniformes no jogo de quadribol não tinham números, até que, nos últimos filmes da franquia, o bruxo mais querido do mundo aparece com um número sete no colete, que secretamente informa que ele é a última horcrux.


3. Sr. & Sra. Smith

Cena do filme 'Sr. e Sra. Smith' /Crédito: Divulgação/20th Century Studios

O filme dos easter eggs virou referência, quando o senhor Smith entrevista um personagem que vestia uma camiseta do Clube da Luta, que, com certeza, é um dos filmes que mais tem referências do cinema.


4. Pantera Negra

Cena do filme 'Pantera Negra'/Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

Quando o rei de Wakanda visita sua irmã na oficina, o enfoque se dá levemente para a invenção do tênis que se ajusta no pé de quem o usa e sem cadarços. Aonde já vimos isso? Em De volta para o Futuro 2.


5. Mundo Pixar

Cena do filme 'Wall-e'/Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

Não tem nem nome de filme para colocar aqui, porque se reparar bem, a caminhonete de entrega da Pizza Planet, originalmente do filme Toy Story, você pode ver em mais de 17 filmes deles.


6. Pânico

Cena do filme Halloween'/Crédito: Divulgação/Universal Studios

Depois da personagem Casey ser assassinada, o pai dela fala à esposa “vá para a casa dos Mackenzie”. Essa frase foi dita pela personagem Laurie, de Halloween.


7. Kill Bill

Cena do filme 'Kill Bill'/Crédito: Divulgação/Miramax

Só descobrimos o nome da noiva no volume dois. Correto? Errado! Na passagem de avião, no primeiro filme, está escrito “Kiddo, Beatrix”. Ainda, quando a Mamba Negra sai de sua cova depois de ser enterrada viva, ao lado está a lápide de Paula Schultz, Dr. King Schultz, o caçador de recompensas de Django Livre.


8. À Procura da Felicidade

Cena final de À Procura da Felicidade, quando Chris passa pelos personagens do filme / Crédito: Divulgação/Sony Pictures

No fim, o filme mostra um homem engravatado andando na rua. Sabe quem é ele? O próprio Christopher Gardner, inspiração para o filme.


9. Os Caçadores da Arca Perdida

Cena do filme 'Os Caçadores da Arca Perdida' /Crédito: Divulgação/Paramount Pictures Studios

Esse easter egg veio da união de Steven Spielberg e George Lucas. Se você reparar bem, verá algumas imagens de R2D2 e C3PO, de Star Wars, no meio de diversas gravuras.


10. O Show de Truman

Cena do filme 'O Show de Truman'/Crédito: Divulgação/Paramount Pictures Studios

No filme, todos os detalhes são muito bem pensados: ou por acaso você não percebeu que Truman precisava tomar vitamina D no café da manhã, por conta da falta de luz solar natural? Ou que um controlador do set começa a procurar emprego em um jornal quando o protagonista começa a perceber tudo. Viu?


11. Eu Sou a Lenda

Cena do filme 'Eu Sou a Lenda'/Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Alguém viu aquele cartaz gigante do filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça ao fundo? Porque eu vi.


12. Os Incríveis

Cena do filme 'Os Incríveis' /Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

Einstein era um examinador de patentes!”. Essa é a frase dita pela vilã do filme na tentativa de convencer a Mulher-Elástico que o malfeitor é outro. Mas espera aí... esta frase foi dita por Peter, em Os Caça Fantasmas.


13. O Poderoso Chefão

Cena do filme 'O Poderoso Chefão' /Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

As laranjas são mortais. Sempre que aparece uma fruta destas, pode esperar que cabeças vão rolar.


14. Capitão América: Soldado Invernal

Cena do filme 'Capitão América: O Soldado Invernal'/Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

A passagem bíblica utilizada no túmulo de Nick Fury é a mesma utilizada por Samuel L. Jackson em Pulp Fiction: Tempo de Violência, uma grande referência ao ator. "O caminho dos justos".


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.