Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Haja pipoca: Os filmes mais longos da história do cinema

Assistir consecutivamente as sequências de 'Senhor dos Anéis' vão parecer trailers perto dos mais longos da história

Coluna - Daniel Bydlowski, cineasta Publicado em 25/05/2022, às 17h33 - Atualizado em 04/04/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos filmes listados na coluna - Divulgação / Marvel / MGM / 20th Century Fox
Alguns dos filmes listados na coluna - Divulgação / Marvel / MGM / 20th Century Fox

35 dias e 17 horas sentado à frente de uma telona para assistir o projeto experimental, dos diretores Erika Magnusson e Daniel Andersson, o ‘Logistics’ (2012). Quantos sacos de pipoca serão necessários? O longa apresenta todo o trajeto de um pedômetro – medidor de passos. Todo esse trabalho, para responder uma simples pergunta: “de onde vêm todos os gadgets?”.

O longa, que conta com 51.420 minutos, mostra de trás para frente toda a logística do objeto, desde uma loja em Estocolmo, onde é vendido, os passeios de caminhão, navio, trem, até que chega na fábrica original da China. Isso tudo em tempo real, para mostrar ao telespectador o caminho longo que um pedômetro faz e, ainda por cima, muitas vezes é descartável.

A intenção era mostrar o choque da logística realizada em nome do consumo contemporâneo, com precisão do tempo necessário que demanda um simples objeto para chegar às mãos do público alvo.

Mas não é apenas esse filme que pode dar trombose na perna de tanto fica sentado. A proposta de ‘Ambiancé’ (2021) causou mais alvoroço ainda. O filme que começou a ser produzido em 2014 tem 30 dias de duração. A estreia aconteceria em dezembro de 2020, e após uma única exibição a única cópia seria queimada.

A obra dirigida pelo cineasta Andy Weberg é criticada, alguns dizem que é muita excentricidade, e que imagens em movimento, sem diálogos e sem conexão com o nosso mundo real para o entendimento, não funcionam. Por hora, outros dizem que o roteiro é artístico e explana características que só é possível ver se deixarmos nossas razões cotidianas de lado.

+LEIA MAIS: Ambiancé, o filme com um mês de duração que foi destruído por seu diretor

Se o filme chegou a ser transmitido, eu não sei, e não há registros concretos de que tudo isso realmente aconteceu, mas suas 7 horas e 20 minutos de trailer já são suficientes, afinal é um tempo considerável, chegando a ser o mesmo de algumas trilogias somadas. Supostamente, dizem que ele é impossível de assistir inteiro, e o máximo que uma pessoa aguentou foram 120 das 720 horas do longa.

Os personagens de "Ambiancé" (2020) na praia / Crédito: Divulgação/Vimeo/Anders Weberg

Um tempão

Em seguida desses, temos alguns para listar, como ‘Modern Times Forever’ (2011) um documentário, de Jakob Fenger, Rasmus Nielsen e Bjornstjerne Reuter Christiansen, que tem duração de 10 dias, ou mesmo ‘Cinématon’ (2011), do francês Gérard Courant, que bate 8 dias e 9 horas, até mesmo ‘A Flor’ (2018), filme argentino de Mariano Llinás com 14 horas.

Mas quando falamos em filmes blockbusters, os hollywoodianos tais quais os conhecemos, entramos naqueles que não resistimos, mas pensamos duas vezes antes de ficar tanto tempo ligado a apenas uma história. Vamos falar de alguns.

A versão estendida de ‘Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ (2003), parte da trilogia que parou o mundo nos anos de 2001 a 2003, teve a duração de 4 horas e 11 minutos. Um dia de aula sobre o mundo encantado de Peter Jackson, baseado no livro de J. R. R. Tolkien. Depois dele vem ‘Cleópatra’ (1963), de Joseph L. Mankiewicz, com 4 horas e 2 minutos.

O casal principal do filme, interpretados por Clark Gable e Vivien Leigh / Crédito: Divulgação/Warner Home Video

E o Vento Levou’ (1939) talvez seja umas das histórias mais conhecidas em todo o mundo, e se transformou na primeira produção mais longa, com 3 horas e 58 minutos a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Não é para menos. O clássico de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, realmente impactou pelo tempo à época em que foi exibido.

E dos super-heróis o filme de maior duração é o ‘Liga da Justiça: corte de Zack Snyder’ (2021). São 4 horas e 02 minutos com os heróis salvando a terra e fortes emoções entre o time do universo DC. Depois dele, vem ‘Vingadores: Ultimato’ (2019) com 3 horas de muita ação da Marvel.

Já entrando no cinema nacional, ‘Na Cara e na Coragem’ (2011), o filme amador de Augusto Vasconcelos, que inclusive entrou para RankBrasil, tem a duração de 4 horas e 14 minutos. Inacreditável!

Bom, se quiserem fazer essas verdadeiras maratonas cinéfilas, preparem-se com muita pipoca e bebida, e quem sabe um doce para acompanhar e ajudar a ficar acordado né?


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W