Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira
Colunas / Daniel Bydlowski / 'Edward Mãos de Tesoura'

Michael Jackson no papel principal? As curiosidades sobre 'Edward Mãos de Tesoura'

Há 31 anos o longa estrelado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton estreava no Brasil

Redação Publicado em 14/05/2022, às 13h47 - Atualizado em 04/04/2023, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Jackson e o personagem 'Edward Mãos de Tesoura' - Getty Images e 20th Century Studios
Michael Jackson e o personagem 'Edward Mãos de Tesoura' - Getty Images e 20th Century Studios

Nada mais justo do que um dos grandes sucessos do diretor Tim Burton, e quarto filme de sua brilhante carreira, ser um tanto pessoal. Apesar de 'Edward Mãos de Tesoura', longa lançado em 1990 (mas que estreou no Brasil em maio de 1991), não ter o roteiro assinado por ele — é de Caroline Thompson criadora também de 'A família Addam's —, o personagem do protagonista estrelado por Johnny Depp revela uma construção baseada em seus livros de desenhos e a história traz diversas simbologias totalmente conectadas com sua visão de mundo.

Esteticamente, o longa faz referência a filmes expressionistas alemães da década de 20 como 'Nosferatu' (1922) e 'O Gabinete do Dr. Caligari' (1920).

Para aqueles que assistiram ao longa famoso, provavelmente não houve melhor intérprete de Edward do que Johnny Depp, mas outra personalidade, tão excêntrica quanto o ator de Hollywood, também chegou a demonstrar grande interesse no papel do menino-criatura com mãos de tesoura. E este foi ninguém menos que o Rei do Pop Michael Jackson.

Isolado em um castelo, desajustado socialmente e com raros talentos artísticos, talvez Jackson fosse de fato alguém mais indicado ao personagem de Edward, embora nunca o tenham feito a oferta para participar do filme.

Michael Jackson se apresentando no Super Bowl

Mas será que os telespectadores o teriam aceitado como ator? Afinal, Edward Mãos de Tesoura foi, sem sombra de dúvidas, um filme que conseguiu se conectar com o público, de diferentes maneiras e sentimentos, do início ao fim. E embora Tom Hanks tenha recusado o projeto, Robert Downey Jr. queria muito participar.

Outras personalidades também foram responsáveis por essa conexão, tais como a atriz Winona Ryder, que interpreta Kim Boggs, uma solitária adolescente que consegue compreender e fazer amizade com o garoto de mãos afiadas. Inclusive, a atriz já havia trabalhado com Tim Burton em 'Beetlejuice', outro grande sucesso que demonstrou ao mundo um pouco do louco lado da sétima arte de Burton. E Dianne Wiest, a senhora da Avon que descobre e faz de Edward uma celebridade.

Filmado na Flórida, os três meses de produção do longa realmente afetaram Burton emocionalmente. Segundo ele, se sentia cada vez mais introspectivo em seus pensamentos, não à toa o filme se tornou seu preferido. Mas o que há de tão peculiar em uma história de um garoto “inventado” por um louco, tal qual como um Frankenstein que acabou ficando com tesouras no lugar de mãos?

Cena do filme 'Edward Mãos de Tesoura'/ Crédito: 20th Century Studios

Bom, como já citei acima o filme além da característica pessoal de Burton, o ajudou a consolidar seu estilo em Hollywood, bem como a fixar uma parceria de sucesso com Depp, que mais tarde atuaria em regravações de 'A Fantástica Fábrica de Chocolates', 'A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça', 'Alice no País das Maravilhas', entre outros...

Curiosidades sobre o filme

Então, vamos rever alguns fatos curiosos sobre 'Edward Mãos de Tesoura' que talvez tenham, ou não, colaborado para tamanho sucesso!

  • Ryder e Depp eram noivos na vida real na época da produção, o que colaborou para construir uma química perfeita entre os personagens.
  • A inocência do personagem de Depp e sua reação para o mundo vieram também do cachorro da roteirista Caroline Thompson que a ajudou a moldar Edward.
  • Muitos membros da equipe comentavam sobre a semelhança bizarra entre Burton, o diretor, e seu personagem. Homens esbeltos, vestidos de preto e com cabelos selvagens.
  • A atuação de Depp foi tão intensa que ganhou os holofotes com um personagem praticamente sem falas. Durante todo o filme, Edward fala cerca de 169 palavras.
  • As casas “perfeitinhas” que constroem o cenário do subúrbio do filme são de verdade. Filmado em um bairro de Tampa, na Flórida, as moradias foram pintadas nos tons pastel para a produção.
Cena do filme 'Edward Mãos de Tesoura'/ Crédito: 20th Century Studios

  • Tim convidou a famosa banda The Cure e Robert Smith para comporem a trilha sonora do filme, mas por conta da falta de popularidade à época, eles recusaram. E pior, o vocalista de fato parece um dos personagens de Burton.
  • Considerado para um público mais cult, o longa foi lançado em apenas dois cinemas americanos, o que obviamente depois foi revertido para todo território da sétima arte, afinal o longa arrecadou 86 milhões de dólares.
  • Apesar do The Cure dizer não conhecer Burton, no ano anterior a 'Edward Mãos de Tesoura', ele havia dirigido o campeão de bilheterias de 1989, 'Batman'.