Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Guerras

90 anos depois: O que foi a Grande Fome na Ucrânia Soviética

Mesmo depois de tanto tempo, o Holodomor ainda divide opiniões

Redação Publicado em 10/06/2022, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Memorial às vítimas do Holodomor na Ucrânia - Getty Images
Memorial às vítimas do Holodomor na Ucrânia - Getty Images

Entre 1932 e 1933, houve uma crise alimentícia na Ucrânia, que ficou conhecida como Holodomor. Na época, o líder da antiga União Soviética, Stalinaplicou uma política intervencionista no país.

A Grande Fome na Ucrânia Soviética ocorreu durante o Primeiro Plano Quinquenal de Stalin, que tinha o objetivo de focar na coletivização das terras e planificação da economia.

No entanto, vale ressaltar que mesmo depois de tanto tempo, o Holodomor ainda divide a opinião de historiadores, pois não existem provas de que se tratou de um genocídio arquitetado.

Muitos historiadores ainda não estão convencidos de que a morte dos ucranianos pela fome tenha sido intencional, premeditada. Todos concordam que foi uma tragédia humanitária, mas sem a certeza da intenção de matar, existem uma cautela para defini-lo como genocídio", explicou Vincíus Liebel, professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro à equipe da versão imprensa da Aventuras na História. 

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História Vítor Soares, conta a história do Holodomor e os debates por trás desse episódio.

Ouça o episódio: 


+++Acomapanhe Vítor Soares no Instagram: