Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Pompeia

A casa de uma família 'classe média' de Pompeia através de novos objetos encontrados

Os objetos encontrados em Pompeia estavam em moradia destruída em 79 d.C.

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/08/2022, às 16h26 - Atualizado em 21/10/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objetos encontrados no parque arqueológico - Divulgação / Parco Archeologico di Pompei
Objetos encontrados no parque arqueológico - Divulgação / Parco Archeologico di Pompei

Entre os escombros da famosa cidade de Pompeia, novos artefatos e construções foram encontrados. A equipe do parque arqueológico local foi quem anunciou as descobertas, no último sábado, 6.

Dentre os achados estão um armário de louças de madeira com prateleiras desmoronadas, mesas com três pernas, um baú e tigelas decorativas. O diretor do sítio arqueológico, Gabriel Zuchtriegel, contou que as descobertas aconteceram em uma casa que já tinha sido escavada anteriormente, em 2018.

De acordo com ele, a casa teria sido destruída pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. e lá também teria um larário, uma espécie de espaço das moradias romanas que era dedicado a divindades. Gabriel ainda acredita que tais objetos podem revelar detalhes de como era a vida doméstica de cidadãos comuns.

Tigela encontrada em sítio arqueológico - Foto: Divulgação / Parco Archeologico di Pompei

“Classe média”

Os arqueólogos já sabem que a casa estudada era de pessoas de “classe média”, pois a residência tinha uma cisterna adornada, contudo, os outros cinco cômodos não possuíam decoração. Isso indica que os moradores do antigo lar não tinham recursos financeiros suficientes para decorar a casa inteira.

No quarto da residência também foram encontrados restos de armação de cama – que são idênticos a outras 3 ruínas achadas em 2021 em casas destruídas, que pertenciam a famílias escravizadas – e um vestígio de tecido para travesseiros.

No baú encontrado com a tampa aberta muitos objetos foram encontrados, incluindo uma lâmpada a óleo decorada com uma imagem do deus grego Zeus se transformando em águia.

Prato de barro encontrado nas escavações - Foto: Divulgação / Parco Archeologico di Pompei

++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.