Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Entretenimento

Além de The Crown: Confira 7 séries inspiradas em fatos históricos

Filmes e séries que se baseiam em fatos, possuem uma camada extra de entretenimento: a da realidade

Vítor Soares, professor de História Publicado em 05/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emma Corrin interpretando Diana, em The Crown - Divulgação / Netflix
Emma Corrin interpretando Diana, em The Crown - Divulgação / Netflix

Nada faz a gente morrer tanto de medo quanto ler "baseado em fatos reais" na tela do cinema após ver um filme de terror dos bons.

Muitos filmes e séries de hoje em dia se inspiram em coisas que realmente aconteceram. E nós como fãs de história precisamos ficar de olho em produções que são baseadas em eventos históricos para que possamos não só nos entreter, como também ter mais uma referência visual para compreensão daquele fato histórico.

Claro que alguns fogem completamente da realidade dos fatos, mas se o intuito for o entretenimento - e não a educação - será que isso é um problema?

A resposta fica a seu critério. Mas enquanto você pensa, se liga nessa lista de sete séries que são inspirados em fatos históricos que podem ser o programa do seu final de semana.

1. Os Demônios de Da Vinci

Quando falamos de história, o período do Renascimento sem dúvidas nos vem à cabeça facilmente. Imaginar como deveria ser um período onde os pensamentos medievais e teocentristas são colocados em cheque é viciante.

Na série 'Os Demônios de Da Vinci' (2013), a adolescência de Leonardo DaVinci - para muitos o maior artista de todos os tempos - é narrada com fundamentos históricos, mas sem dúvidas com muito mais ficção. A excentricidade de DaVinci gera situações curiosas, principalmente em contraste com a sua relação familiar.

A série possui nota 7.9 no IMDB.


2. Spartacus

Essa série se passa no período de crise na República Romana e conta a história do gladiador de origem trácia que foi escravizado e teve em seu destino as lutas como entretenimento para uns, e sobrevivência para ele mesmo.

Crédito: Divulgação

Durante os anos 70 a.C., Spartacus consegue fugir dessa situação e inicia um a revolta de escravizados muito famosa que iria fragilizar diretamente o Estado romano. A série possui vários plotwists e é um a excelente recomendação para quem está afim de ter referências visuais sobre o período que antecede o Império Romano.

A série possui nota 8.5 no IMDB.


3. The Crown

A série The Crown ainda está passando e ela conta a história de vida da Rainha Elizabeth II. Mesmo com algumas cenas sendo abertamente ficcionais  - o que, novamente, não tem nada de errado, afinal ficção histórica ainda é ficção -, a série segue a vida da família real britânica e, em algumas situações, até os expõe, como quando a série mostrou que a família de Philip tinha relações com o Partido Nazista - o que, nesse caso, é fato. Mas mesmo com essas ressalvas, a série é um entretenimento certo e ainda vai dar muito o que falar.

Divulgação / Netflix

A série possui nota 8.7 no IMDB.


4. Marco Polo

Definitivamente para muitos, o cancelamento da série Marco Polo é algo que ainda faz escorrer uma lágrima. Por mais que a série seja extremamente envolvente, a Netflix não quis renová-la para a terceira temporada.

Mas mesmo assim vale a pena acompanhar a jornada épica de duas temporadas que ocorre no século XIII, onde o jovem italiano Marco Polo com seu pai e seu tio até a corte de Kublai Khan - neto do grande Gengis Khan.

A série possui nota 8.0 no IMDB.


5. The Romanoffs

Essa série é diferente das demais da lista. Ela não tem um enredo ficcional, na verdade ela conta a história de pessoas diferentes que acreditam ser descendentes diretos da família real russa chamada Romanovs.

Cada episódio se passa em um novo local e com filmagens em três continentes. Ao assistí-la e se entreter, você acaba aprendendo também um pouco sobre como era a vida e a realidade da família real russa que até hoje treme ao ouvir a palavra "Bolchevique".

A série possui nota 7.0 no IMDB (é diferente mas vale a pena).


6. Império Romano

O filho do imperador romano Marco Aurélio, Cômodo, também se torna imperador. A série Império Romano conta exatamente a história desse imperador que reinou Roma do ano 180 a 192.

Cômodo teve em seu currículo o azar de ser conhecido como o imperador que inicicou a queda do Império Romano. Passando por Júlio César e Calígula, a série possui uma preocupação em especial com os fatos históricos, além de ter três temporadas muito consistentes.

A série possui nota 6.9 no IMDB.


7. Game of Thrones

Calma, infelizmente dragões não existiram de fato. Mas não é porque a realidade é bastante ignorada que a sua inspiração não pode ter fundamentos históricos. George R. R. Martin já deixou claro que por mais que a fantasia reine na série de livros e na TV, a Guerra das Rosas que ocorreram na Inglaterra no século XV são definitivamente a maior inspiração.

Crédito: Divulgação/HBO

Vale a pena encarar a série, viajar na criatividade do autor e da produção, mas se preparar pra um final não tão catártico quanto você sente que a série deveria ter. Mas o final está longe de estragar toda a experiência que vale muito a pena!

A série possui nota 9.3 no IMDB.

A real inspiração de GOT

No podcast Desventuras na História, com roteiro da Aventuras na História e minha narração, idealizador do podcast 'História em Meia Hora', você confere detalhes sobre a real inspiração por trás dos livros e da série Game of Thrones. 

No nosso podcast fique por dentro, ainda, dos principais assuntos sobre a História do mundo e do Brasil, através de um formato descontraído. Confira aqui!