Desventuras » Guerras

Alexander Nevsky: O príncipe que mudou o destino da Rússia

O guerreiro liderou o exército russo na 'Batalha do Gelo' que levou à derrota dos Cavaleiros Teutônicos

Redação Publicado em 08/04/2022, às 13h09

Alexander Nevsky, o Príncipe de Novgorod
Alexander Nevsky, o Príncipe de Novgorod - Escola Russa / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Alexander Nevsky, foi o Grão-Príncipe de Vladimir-Susdália, o Príncipe de Novgorod e o Grão-Príncipe de Kiev. Considerado um dos principais personagens históricos do período medieval, ele foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa, em 1547.

Sua importância para a história da Rússia está diretamente ligada a suas vitórias contra invasores alemães e suecos. Além disso, ele liderou o exército russo na Batalha do Gelo que levou à derrota dos Cavaleiros Teutônicos. 

Ocorrida em um lago congelante, a Batalha do Gelo foi decisiva para mudar completamente o destino da Rússia. O conflito foi rápido, mas matou diversas pessoas. Isso porque, desapareciam nas águas geladas do lago.

Para saber mais sobre esta batalha e a saga de Alexander Nevsky, ouça a série de podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo renomado professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Você pode conferir, ainda, outros quadros exclusivos que contam curiosidades impressionantes e fatos pouco conhecidos sobre temáticas atemporais. Não perca e ouça já!

Você confere a programação completa aqui!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: