Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

De comediante a presidente: Quem é Volodymyr Zelensky, líder da Ucrânia

Antes de chegar à presidência, Volodymyr Zelensky interpretou um professor de História que se tornou presidente; entenda

Redação Publicado em 26/02/2022, às 06h00 - Atualizado em 17/03/2022, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente ucraniano - Divulgação / Facebook / Volodymyr Zelensky
O presidente ucraniano - Divulgação / Facebook / Volodymyr Zelensky

Desde que Vladimir Putincomeçou a dar sinais de que invadiria a Ucrânia, o nome de Volodymyr Zelensky, até então pouco conhecido, passou a receber grande destaque na mídia internacional.

Como presidente do país atacado, ele é uma das figuras que protagonizam o tenso cenário no Leste Europeu, o qual tem sido observado atentamente ao redor do mundo.

Mas quem é Zelensky? Como ele se tornou chefe de Estado? 

Eleição

Filho de judeus, Volodymyr nasceu em janeiro de 1978, na cidade de Kryvy Rig, localizada no sudeste do país. Ele é formado em direito pela Universidade Nacional Econômica de Kiev, apesar de nunca ter exercido a profissão.

Quando Zelensky lançou sua candidatura para a eleição de 2019, não foi levado a sério por grande parte dos eleitores. Mas mesmo sem experiência na política, o homem conhecido nacionalmente por seu trabalho como ator e comediante, acabou conquistando 73% dos votos no segundo turno, segundo informações do portal de notícias G1.

Manifestantes contrários à guerra usam máscaras dos líderes Putin, Biden e Zelensky / Crédito: Getty Images

O 'Servo do Povo'

Em um de seus mais conhecidos trabalhos, a série de televisão "Servo do povo", o ucraniano interpretou um professor de História que, de maneira inesperada, acaba se tornando presidente do país.

Ironicamente, o comediante acabou conquistando o cargo na vida, com um partido de nome "Servo do Povo", em homenagem ao programa. 

Campanha nas redes sociais

Durante a campanha eleitoral, Zelensky evitou comícios públicos, dando preferência às redes sociais, por onde se comunicou com os eleitores.

Apresentando-se como uma alternativa para seu povo, já cansado da corrupção e de governos ineficazes, ele, no entanto, não apresentou suas políticas, nem mesmo informou quem nomearia para cargos importantes.

Volodymyr Zelensky / Crédito: Getty Images

Segundo a fonte, ele venceu somente prometendo combater a corrupção, além de promover uma aproximação da Ucrânia com os países do Ocidente e de pressionar a Rússia a deixar áreas ocupadas do território.

Dissolução do Parlamento

Ao tomar posse, no mês de maio de 2020, Volodymyr anunciou a dissolução do Parlamento para que pudesse convocar eleições legislativas antecipadamente. Com a medida, o presidente visava conquistar a maioria no Parlamento, formando um governo que conseguisse aprovar suas promessas da época da campanha.

Durante a cerimônia, em seu discurso, Zelensky afirmou que sua primeira tarefa seria acabar com o conflito envolvendo separatistas da região de Donbass e prometeu "proteger a soberania e a independência da Ucrânia".

Zelensky ao lado de Joe Biden / Crédito: Getty Images

Impeachment de Trump

No ano da eleição, Zelensky acabou se envolvendo no processo de impeachment aberto contra o então presidente norte-americano,Donald Trump.

A corrida eleitoral nos EUA estava para começar quando Trump pediu ao ucraniano que elaborasse um dossiê sobre o filho de Joe Biden, seu rival político, uma vez que teve negócios na Ucrânia.

Na época, o bilionário sugeriu que poderia auxiliar os ucranianos com 400 milhões de dólares em ajuda militar. Por esse motivo, acabou passando pelo processo de impeachment, mas, por decisão do Senado, não foi afastado do cargo.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O último império: Os últimos dias da União Soviética, Serhii Plokhy (2015) - https://amzn.to/37LKIqV

O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/34IqCfj

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/2qZztKF

O novo Czar: ascensão e reinado de Vladimir Putin, de Steven Lee Myers (2018) - https://amzn.to/35X2oxy

Todos os homens do Kremlin: Os bastidores do poder na Rússia de Vladimir Putin, de Mikhail Zygar (2018) - https://amzn.to/30AAiqH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W