Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Guerras

Batalha das Toninhas: Quando a Marinha Brasileira dizimou uma espécie de golfinhos

O conflito resultou na morte de um bando de mamíferos durante a Primeira Guerra Mundial

Redação Publicado em 18/02/2022, às 09h00

Imagem meramente ilustrativa de uma toninha - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de uma toninha - Divulgação / Pixabay

Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo do Brasil apoiou os Estados Unidos, tornando-se um polo oposto a Tríplice Aliança — formada pelo Império Alemão, pelo Império Austro-Húngaro e pelo Reino da Itália. 

Na época, a Marinha Brasileira chegou a cometer um erro constrangedor ao matar um bando de toninhas — espécie de golfinho — em decorrência da apreensão de uma suposta ameaça marítima. 

O confronto ficou conhecido como a Batalha das Toninhas e logo se tornou um episódio embaraçoso e vergonhoso na história da Primeira Guerra Mundial. Isso porque, embarcações brasileiras atacaram os animais acreditando terem abordado um submarino alemão. Tal fato marcou a história deste período.

O desfecho da história você confere no podcast Desventuras na História, apresentado pelo renomado professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

No nosso podcast fique por dentro, ainda, dos principais assuntos sobre a História do mundo e do Brasil, através de um formato descontraído. Confira aqui!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: