Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Segunda Guerra

Batalha de Monte Castelo: A participação do Brasil na Segunda Guerra

O confronto entre os Aliados e o Exército Alemão foi marcado pela presença da Força Expedicionária Brasileira

Redação Publicado em 20/04/2022, às 09h00 - Atualizado em 18/09/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Força Expedicionária Brasileira - Arquivo Nacional, via Wikimedia Commons
Força Expedicionária Brasileira - Arquivo Nacional, via Wikimedia Commons

Ocorrida na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Monte Castelo foi um conflito travado entre os Aliados e o Exército Alemão. O confronto foi marcado, ainda, pela participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Nos meses finais da Segunda Guerra, o Alto Comando aliado tinha o objetivo de conquistar a cidade de Bolonha, na Itália, até o Natal de 1944. Pensando nisso, a FEB foi chamada pelos Aliados para ajudar na missão. 

Conhecidos como pracinhas, os soldados brasileiros foram então convocados para a tomada do Monte Castelo. Em solo italiano, eles passaram por algumas das batalhas mais intensas já enfrentadas até aquele momento. Contudo, resultou na vítoria da Força Expedicionária Brasileira. 

No podcast 'Desventuras na História', o renomado professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora', apresenta os desdobramentos da Batalha de Monte Castelo e conta como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Confira outros episódios exclusivos aqui!

Ouça o episódio:


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: