Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Arqueologia

Centenas de artefatos romanos são descobertos na Suíça

O primeiro objeto foi encontrado com um detector de metais, revelando um campo de batalha romano

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma adaga romana foi o primeiro achado do grande sítio de escavação - Divulgação / Archaeological Service Graubünden
Uma adaga romana foi o primeiro achado do grande sítio de escavação - Divulgação / Archaeological Service Graubünden

Em 2019, Lucas Schmid, um jovem estudante de odontologia em Tiefencastel, uma vila na Suíça, iniciou seu passatempo como um arqueólogo amador e começou a usar seu detector de metais em um local no qual possivelmente houve uma batalha entre romanos e o povo raeti. No mesmo ano, Schmid fez uma descoberta interessante.

Com o seu equipamento, o jovem encontrou uma adaga de origem romana, oficialmente chamada de ‘pugio’, e, com isto, incentivou uma escavação intensa e meticulosa na região, que resultou em descobertas reveladas entre o último mês e esta semana. Os achados mostram muito sobre a disputa entre os povos e suas culturas.

A procura arqueológica revelou centenas de novos artefatos dos dois lados, encontrados após a escavação de um sítio com quase 420 quilômetros quadrados, em volta do local em que Schmid encontrou a adaga. 

Visão ampla do campo de escavações na Suíça - Crédito: Divulgação / Peter-Andrew Schwarz, University of Basel

Entre as descobertas estavam moedas, pontas de flechas, restos de sandálias e pedaços de escudos, que os especialistas estão estudando para datar com certeza, como afirmou o arqueólogo Andrew Schwarz.

Não são somente os excepcionais objetos individuais, como a adaga, que são interessantes, mas, também a quantidade e composição dos objetos encontrados. O trabalho de campo irá continuar ano que vem e assumimos que mais moedas ou outros artefatos vão surgir e permitir uma datação ainda mais precisa”.

Existem duas grandes possibilidades para estes achados, uma batalha grande, possivelmente ocorrida entre 50 e 30 antes de Cristo, ou um conflito menor em cerca de 15 antes de Cristo, em que o imperador Augustus comandou uma campanha militar nos Alpes. As informações são do The Epoch Times.