Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Brasil

Como a Maçonaria e o Apostolado influenciaram no processo de Independência do Brasil?

Entenda a participação de sociedades secretas no país e como elas influenciaram a sociedade brasileira ao longo da História

Redação Publicado em 29/07/2022, às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um símbolo maçônico - Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de um símbolo maçônico - Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay

A participação da Maçonaria e do Apostolado no processo de Independência do Brasil foi muito importante para a história do país. Contudo, mais tarde, ambas sociedades secretas acabaram sendo fechadas por ordens de Dom Pedro I. 

Em 13 de maio de 1822, Dom Pedro I recebeu o título de “Protetor e Defensor Perpétuo do Reino Unido do Brasil”, pela Maçonaria. No entanto, ele manteve somente o título de "Defensor Perpétuo".

Já em 2 de agosto de 1822, Dom Pedro I foi iniciado nesta sociedade secreta. A partir disso, adotou o nome Guatimozin. Mais tarde daquele mesmo ano, a Maçonaria se tornou independente do Grande Oriente Lusitano.

Vale ressaltar que embora alguns maçônicos defendessem a implantação da República no território brasileiro, boa parte acreditava que era fundamental conquistar o apoio do imperador para de fato ocorrer a independência. 

Por outro lado, o Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cru teve um tempo mais curto. Considerada uma sociedade secreta totalmente brasileira, esta ordem foi fundada por José Bonifácio também em 1822. O intuito era assegurar os direitos do território brasileiro e lutar pelo processo de independência do país.

Para saber mais sobre o tema, ouça agora o podcast abaixo 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História Em Meia'.

Fique por dentro, ainda, da programação completa. Clique aqui!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / PERSONAGEM

Nas últimas semanas, a famosa série 'Stranger Things', da Netflix, vem sendo um dos principais assuntos das redes sociais. Isso porque, a trama de ficção do streaming têm conquistado milhares de fãs, sendo também um sucesso de crítica. 

No entanto, o que talvez muitas pessoas não saibam é que a história do personagem Eddie foi baseada em um caso real, ocorrido nos Estados Unidos. Saiba mais sobre o tema aqui!