Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Conquistador nato: A saga de Alexandre, O Grande, o maior líder militar da Antiguidade

Rei da Macedônia foi responsável por conquistar o Império Persa

Isabela Barreiros Publicado em 28/10/2021, às 08h59 - Atualizado às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico de Pompeia que reproduz Alexandre, O Grande - Ruthven via Wikimedia Commons
Mosaico de Pompeia que reproduz Alexandre, O Grande - Ruthven via Wikimedia Commons

Alexandre, o Grande, também conhecido como Alexandre Magno, é considerado por muitos historiadores como o maior líder militar da Antiguidade, tendo sido um dos mais famosos reis da Grécia, responsável por conquistar o Império Persa.

Nascido em 356 a.C., precisou batalhar para poder assumir o trono da Macedônia, lutando contra qualquer um que quisesse tomar seu lugar após o assassinato de seu pai, Filipe II. 

Já no poder, herdou de seu pai o melhor exército da época e foi capaz de vencer uma série de conflitos sangrentos a partir de sua estratégia militar e capacidade de assumir grandes riscos no campo de batalha. 

Um dos maiores conquistadores de toda a história, a causa da morte de Alexandre não foi identificada por pesquisadores, bem como seu restos mortais e tumba. Ainda hoje, a figura histórica impressiona gerações. 

Pensando nisso, a história de Alexandre, O Grande, é tema do novo episódio do podcast 'Desventuras na História’, o mais recente projeto do site Aventuras na História, que retrata a vida de diferentes nomes de diversos períodos que marcaram o mundo.

O podcast conta com narração de Vítor Soares, professor de História e idealizador do podcast História em Meia Hora, que faz com que o conteúdo seja passado de forma mais íntima, como se ele estivesse conversando com o ouvinte, em tom descontraído. 

“Para mim esse projeto é ótimo”, diz o professor. “Minha expectativa principal é fazer com que as pessoas entendam que a história não precisa ser maçante, pode ser bem descontraída. E acredito que o site da Aventuras na História já tem essa pegada.”

No primeiro episódio do podcast, falamos sobre a saga da rainha Maria Antonieta, que foi da realeza à guilhotina e em seguida sobre Dante Alighieri. Agora, o protagonista é o maior líder militar da Antiguidade.

Confira a seguir.