Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Monarquia

De colaboradoras nazistas a espiãs: O fim das mulheres Romanov

Após a queda da Rússia Imperial, as sobreviventes da dinastia Romanov tiveram um trágico destino; entenda

Redação Publicado em 01/07/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família Romanov em imagem colorizada - Divulgação / Klimbim
Família Romanov em imagem colorizada - Divulgação / Klimbim

Na madrugada de 16 de julho de 1918, o czar Nicolau II, sua esposa, a czarina Alexandra Feodorovna, as quatro filhas e o filho do casal foram brutalmente executados. Contudo, outros membros da dinastia Romanov e pessoas ligadas a esta família conseguiram sobreviver.

Por exemplo, a tataraneta do czar Nicolau I, a princesa Natália Androsova nasceu no ano da Revolução Russa, em Petrogrado, atual São Petersburgo. Contudo, sua família mudou-se para Tashkent, a capital do Uzbequistão.

Durante a guerra civil, o pai da garota partiu para combater no Exército Branco. Todavia, após o fim do conflito, sua mãe decidiu ir para Moscou e devido à falta de informações do marido, acabou se casando novamente com outro homem. 

Natália, por sua vez, se tornou uma piloto de moto. Só que sua identidade acabou sendo revelada por um mecânico que ela rejeitou. Pouco tempo depois, a polícia soviética a encontrou e lhe deu a opção de ser morta ou ter que se tornar uma agente secreta. Ela então optou pela segunda alternativa e virou uma espiã da KGB.

Olga, a caçula de Maria Feodorovna e de Alexandre III teve outro destino. A irmã do czar Nicolau II iniciou seu exílio em 1919, primeiro na Bulgária e posteriormente na Dinamarca. 

No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial o território dinamarquês foi ocupado pela Alemanha. Olga, por sua vez, passou a abrigar vários oficiais nazistas, entre eles ex-militares do Exército Imperial Russo que passaram a lutar contra os soviéticos. Contudo, a irmã de Nicolau II acabou sendo descoberta e uma série de outros eventos aconteceram posteriormente.

Para saber o desfecho da saga de Olga e das outras mulheres da família Romanov, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. Não perca!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / SEGUNDA GUERRA

Antes do domínio de Adolf Hitler, 35 mulheres eram membros do Reichstag, o parlamento federal da Alemanha. Contudo, com a ascensão do líder nazista, instituições femininas foram destruídas e cada vez mais o papel da mulher na sociedade foi apagado. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui!