Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Segunda Guerra

De computadores ao refrigerante Fanta: Os itens criados na Segunda Guerra

Conheça 10 coisas que só existem por causa do conflito militar global que durou de 1939 até 1945

Redação Publicado em 28/01/2022, às 09h00 - Atualizado em 24/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comemorações do 75º aniversário do Dia D na Normandia - Getty Images
Comemorações do 75º aniversário do Dia D na Normandia - Getty Images

Entre 1939 a 1945, o mundo enfrentou a Segunda Guerra Mundial. Este conflito militar foi marcado pelo confronto entre todas as grandes potências mundiais da época. A partir disso, duas alianças militares opostas foram criadas: os Aliados e o Eixo

Considerado um dos confrontos mais destrutivos da História, estima-se que entre 70 a 85 milhões de pessoas vieram a óbito em todo o mundo, em decorrência da guerra. Tal fato representou em torno de 3% da população mundial daquela época. 

No entanto, a Segunda Guerra não é conhecida somente pelos conflitos militares. Durante este período algumas coisas das quais conhecemos hoje em dia foram criadas, como é o caso dos computadores. Na época, o Eixo possuía uma máquina para criptografar mensagens secretas. Por outro lado, o Exército Aliado patrocinou o que viria a ser o primeiro computador moderno.

Outra criação curiosa foi a do refrigerante Fanta. Na época, a bebida não alcoólica mais popular era a Coca-Cola. A Alemanha, por sua vez, decidiu criar um novo refrigerante, surgindo a Fanta, que em um primeiro momento tinha gosto de maçã. Curioso, não é mesmo?

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', revela a história de outras 10 coisas que foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial. 

Abaixo, você confere o episódio "Itens que só existem por causa da Segunda Guerra":


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: