Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

De dificuldades financeiras a escritora aclamada: A emocionante trajetória de Carolina Maria de Jesus

A renomada autora de 'Quarto de Despejo' é considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil

Redação Publicado em 14/01/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato da escritora Carolina Maria de Jesus - Arquivo Nacional Brasileiro, via Wikimedia Commons
Retrato da escritora Carolina Maria de Jesus - Arquivo Nacional Brasileiro, via Wikimedia Commons

Nascida no dia 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais, Carolina Maria de Jesus foi uma grande escritora, compositora e poetisa brasileira, sendo considerada uma uma das primeiras autoras negras do país. 

De origem humilde, a escritora ficou famosa por escrever de forma profunda seus sentimentos e por denunciar a desigualdade social, de gênero e raça eminente no território brasileiro.

Carolina Maria de Jesus publicou o livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" com o auxílio do jornalista Audálio Dantas. A obra foi um sucesso, sendo traduzida para 14 idiomas. Além disso, ainda hoje é amplamente estudava e citada em debates sociais. 

No episódio de hoje do podcast ‘Desventuras na História’, o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', apresenta a história completa da renomada autora de 'Quarto de Despejo', considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Abaixo, você confere o episódio "A emocionante trajetória de Carolina Maria de Jesus":


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: