Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

De fugas de casamentos arranjados a ativista: A saga de Nada al-Ahdal

Conheça a trajetória da jovem que conseguiu escapar de dois casamentos arranjados na infância

Redação Publicado em 03/06/2022, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nada al-Ahdal, ativista dos direitos humanos - Divulgação / Nada Foundation for the Protection of Children’s Rights
Nada al-Ahdal, ativista dos direitos humanos - Divulgação / Nada Foundation for the Protection of Children’s Rights

Nada al-Ahdal, nasceu em 2 de março de 2002, em Zabid, no Iêmen. Ainda na infãncia a jovem foi submetida a dois casamentos arranjados. Contudo, ela conseguiu escapar as duas vezes e hoje em dia é ativista dos direitos humanos.

Com mais de 100 mil seguidores em sua conta oficial no Instagram, a jovem se dedica a causa sociais. Em 2020, o site Aventuras na História conversou com exclusividade com Nada, que contou em detalhes toda a sua trajetória. 

“O casamento infantil no Iêmen é muito difundido e uma das graves violações dos direitos das meninas, isso aumentou depois da guerra, porque as sociedades iemenitas não têm mais retorno financeiro e seus salários estatais foram cortados, a maioria as escolas pararam e a taxa de analfabetismo, ignorância e subdesenvolvimento aumentou, levando os pais a venderem suas filhas sob o pretexto de casamento infantil”, disse Nada al-Ahdal à Aventuras na História.

Por volta dos 11 anos de idade, a jovem foi surpreendida pela notícia que seus próprios pais a teriam vendido para um homem mais velho e rico, em troca do casamento. 

Tal prática é comum no Iêmen. Contudo, a garota conseguiu fugir do casamento arranjado e mais tarde conseguiu escapar novamente.

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História, Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora', conta a saga completa de Nada. Confira!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: