Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Bandeira do Brasil

De onde vem o 'Ordem e Progresso' na bandeira do Brasil?

Vitor Soares, professor de História, explica a origem da frase presente na bandeira do Brasil

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/08/2022, às 20h24 - Atualizado em 01/09/2022, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da bandeira do Brasil - Foto de  JoeBamz no Pixabay
Imagem ilustrativa da bandeira do Brasil - Foto de JoeBamz no Pixabay

Além do famoso verde e amarelo, do azul e das 27 estrelas, a bandeira do Brasil possui o escrito "Ordem e Progresso", que na origem de sua escolha, revela valiosas informações sobre a história do Brasil e sua atualidade. Quem nos conta essa história é o professor Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

A escolha do escrito "Ordem e Progresso" na bandeira possui relação com o pensamento filosófico chamado Positivismo. E isso se deve ao fato de que os militares, eram seguidores dessa corrente e foram protagonistas da Proclamação da República, que ocorreu em 1889. 

Auguste Comte (1798 - 1857), criador do positivismo, tinha a frase: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”, que inspirou Raimundo Teixeira, criador da bandeira atual, a criar o "Ordem e Progresso" que conhecemos hoje. Mas preferiu deixar o amor de fora.

Segunda bandeira do Brasil

A bandeira que conhecemos hoje, na verdade, foi a segunda bandeira republicana. A primeira foi criada pelo ministro Rui Barbosa e era mais uma cópia da bandeira dos Estados Unidos. Ela foi usada apenas entre os dias 15 e 19 de novembro de 1889.

Imagem ilustrativa da primeira bandeira do Brasil/Reprodução/Vídeo/Youtube

Apesar dos atuais movimentos de apropriação e banalização da bandeira que experienciamos hoje, ela representa a identidade do país. Reconhecer a origem de seus elementos é fundamental para compreender o passado e, consequentemente, o presente e possíveis rumos futuros da nossa história.

O professor Vitor Soares, é apresentador do Desventuras na História, podcast do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. Ele explicou detalhadamente a escolha do escrito para a bandeira.

Confira no vídeo abaixo!