Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Decapitada em batalha: O trágico fim da samurai Nakano Takeko

A guerreira temia que seu corpo fosse feito de troféu por inimigos, tomando atitudes drásticas

Redação Publicado em 27/05/2022, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nakano Takeko, a samurai - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Nakano Takeko, a samurai - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Nakano Takeko foi uma grande combatente, que durante a Guerra Boshin — conflito civil travado no Japão entre 1868 e 1869 — liderou outras mulheres no confronto. Contudo, a samurai teve um trágico fim. 

Nascida em 1847, na cidade de Edo, atual Tóquio, Nakano Takeko era de uma família muito poderosa e desde criança estudava artes marciais. 

Já em 1868, a jovem passou a dar aular para mulheres e crianças no castelo de Aizuwakamatsu. Contudo, pouco tempo depois ingressou na Guerra Boshin, onde conquistou honra e prestígio.

No entanto, durante uma batalha, Nakano foi atingida por um tiro de espingarda. Temendo que seu corpo fosse feito de troféu pelos inimigos, a guerreira pediu para sua irmã decapitá-la. 

Para saber o desfecho dessa história, confira o podcast abaixo 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História, Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Ouça o episódio:


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: