Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Dom Pedro I, herói de Portugal: um capítulo pouco lembrado

Após abdicar o trono brasileiro, o imperador travou uma guerra contra o irmão em Portugal

Redação Publicado em 12/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura que retrata Dom Pedro I - Wikimedia Commons, Domínio Público
Pintura que retrata Dom Pedro I - Wikimedia Commons, Domínio Público

Dom Pedro I acaba sendo relembrado de duas maneiras pelos brasileiros.  A primeira, é a que conhecemos nos livros de História: o imperador é representado em ilustrações na pose de galã e com um traje impecável, muito semelhante ao que os brasileiros acompanharam na novela 'Novo Mundo', da Rede Globo.  

A segunda memória, essa não tão detalhada nas salas de aula, apresenta um homem mulherengo que fez a imperatriz Leopoldina, sua primeira esposa, sofrer até os dias finais.

Já um lado menos conhecido é a importância da figura na História de Portugal. Quando abdicou o trono brasileiro em abril de 1831, o imperador voltou para Lisboa e passou a lutar contra o seu irmão, Dom Miguel. Contudo, se engana quem imagina que o conflito não teve consequências.

No episódio de hoje do podcast ‘Desventuras na História’, o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', apresenta a saga do imperador de uma maneira descontraída, sem deixar de lado a intimidade da figura histórica.

No 'Desventuras na História', você também pode conferir a saga de Maria Antonieta,Dante Alighieri, Alexandre, O Grande e Gengis Khan. 

Abaixo, você confere o episódio 'Dom Pedro I: herói de Portugal'.