Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Graceland

Neta de Elvis Presley herda Graceland; relembre 6 curiosidades sobre a mansão

Decisão foi anunciada após acordo judicial entre Riley Keough, filha de Lisa Marie, e Priscilla Presley, ex-mulher do Rei do Rock; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 14/07/2022, às 17h22 - Atualizado em 07/08/2023, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Graceland foi a luxuosa mansão em que Elvis Presley viveu - Divulgação/Vídeo // Pixabay e Getty Images
Graceland foi a luxuosa mansão em que Elvis Presley viveu - Divulgação/Vídeo // Pixabay e Getty Images

Após a morte de Lisa Marie Presley, única filha de Elvis Presley, em janeiro deste ano, uma disputa judicial começou entre Priscilla Presley (ex-mulher do Rei do Rock e mãe de Lisa) e Riley Keough (neta do cantor e filha de Marie) em relação ao fundo da família.

As duas, porém, chegaram a um acordo, que não foi divulgado publicamente. Desta forma, na última sexta-feira, 4, a juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, Lynn Healey Scaduto, nomeou Riley como a única administradora dos bens de Lisa Marie, apontou o Deadline.

Keough, atriz que é protagonista da série Daisy Jones & The Six, também foi oficialmente reconhecida como proprietária do lendário rancho de Graceland e passará a presidir os fundos de Harper e Finley Lockwood, suas meias-irmãs.

O acordo também prevê que Priscilla se torne "conselheira especial do fundo". A ex-esposa do Rei do Rock também receberá um pagamento mensal e terá o direito de ser enterrada no rancho, onde o corpo de Elvis também descansa. Saiba outras curiosidades sobre Graceland!

Graceland

Elvis Presley foi um lendário cantor, músico e ator estadunidense, que veio a ser apelidado como 'Rei do Rock' e é considerado um dos ícones culturais mais significativos do século 20.

Com tamanha influência no contexto cultural da época, sendo uma das principais celebridades dos Estados Unidos, no entanto, o cantor passou a se sentir sufocado, sempre rodeado por fãs e jornalistas, o que o levou a buscar uma propriedade mais parecida com uma fazenda, isolada.

A propriedade adquirida em 1957, foi a tão conhecida Graceland, localizada a vários quilômetros, na época, da principal área urbana de Memphis.  Na mansão, Presley viveu grande parte de sua vida, e hoje em dia ela serve como um museu do artista, contando até hoje com diversos itens utilizados por Elvis.

1. Nome da mansão

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a tão conhecida mansão de Elvis Presley sequer foi construída para o ícone musical. O terreno onde viria a ser feita a mansão era inicialmente uma fazenda, e pertenceu a Stephen C. Toof, um empresário de Memphis — cidade do estado do Tennessee, nos Estados Unidos — e foi nomeada, na época, em homenagem à filha de Toof, Grace.

Entrada de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley
Entrada de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley / Crédito: Getty Images

A fazenda foi herdada por Grace em 1894, com a morte de seu pai e, em 1939 — já em posse de Thomas e Ruth Moore, sobrinha de Grace — a mansão em estilo neocolonial ganhou vida.

A mansão, por sua vez, também foi nomeada em homenagem à tia de Ruth, e foi chamada de Graceland, nome que nem mesmo Elvis quis mudar depois da compra — que foi de US$ 102.500, na época.


2. O quarto de Scatter

Graceland tinha em seu terreno um grande celeiro construído, que eventualmente continha um estábulo inteiro cheio de cavalos, contudo, o animal mais incomum de se encontrar pela propriedade definitivamente era outro. Uma informação não tão desconhecida, mas que nem todos sabem, é que Elvis tinha um chimpanzé de estimação, chamado Scatter.

Uma brincadeira recorrente que o 'rei do rock' gostava de fazer com seu amigo primata era dirigir pela cidade de Memphis com Scatter no banco da frente, então Presley se abaixava nos semáforos, de forma a parecer que quem estava dirigindo era o macaco. 


3. Sala de jogos

A sala de jogos de Elvis Presley, na mansão Graceland, também não foi planejada aleatoriamente. A decoração de seu refúgio para diversão foi inspirada em uma sala de bilhar de uma pintura do século XVIII, a pedido do próprio 'Rei do Rock', como informado pelo portal People.

O designer Bill Eubanks, por sua vez, foi o responsável por tornar real a idealização de Presley, e logo correu para garantir que o trabalho fosse impecável, começando com a compra de 350 metros de tecido 100% algodão em uma loja local de móveis personalizados. Ao todo, o trabalho levou cerca de dez dias para ser finalizado.


4. 'Sala da Selva' e estúdio

Nos anos de 1960, Presley adicionou um covil fechado na cozinha de Graceland, que posteriormente ele preencheu também com alguns móveis tiki — estilo de decorativos havaianos — e plantas. A decoração do local o levou a ser apelidado como 'sala da selva' por diversos fãs, mesmo que o próprio Elvis nunca tenha se referido ao cômodo dessa forma.

Sala da Selva em Graceland/ Crédito:Divulgação/Vídeo/Youtube

Em 1976, no entanto, a sala foi transformada em um estúdio de gravação temporariamente para o cantor. Ali, ele teria gravado músicas que posteriormente foram lançados no disco 'From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee', além de outras músicas que foram lançadas apenas após sua morte.

Uma das salas de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley
Uma das salas de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley / Crédito: Getty Images


5. O corpo de Elvis

Quando morreu, Elvis foi enterrado ao lado de sua mãe no Cemitério Forest Hill de Memphis, eventualmente, três homens foram presos após tentarem roubar o caixão do ícone do rock. Mesmo que a tentativa tenha sido falha, para evitar outras tentativas semelhantes, o corpo de Presley foi levado para Graceland, onde está até hoje.

O corpo de Elvis foi enterrado onde se localiza o 'Jardim de Meditação', local da casa em que ele gostava de ir para sentar e refletir — e era decorado com plantas e fontes, e cercado por colunas brancas — que, após a sua morte, se tornou seu ponto de descanso final.


6. O segundo andar

Mesmo que a mansão de Elvis Presley seja atualmente um local de visitação livre, servindo como museu, o segundo andar da casa é privado, e pode ser visitado somente pelas pessoas mais próximas ao cantor. Isso acontece porque foi lá, dentro da suíte principal, que o corpo do astro foi encontrado em 1977.

Visitantes observando exposições na Graceland, antiga mansão de Elvis Presley, que hoje em dia serve como museu do cantor
Visitantes observando exposições na Graceland, antiga mansão de Elvis Presley, que hoje em dia serve como museu do cantor / Crédito: Getty Images

Com o passar dos anos, o segundo andar de Graceland criou uma própria aura mística, com rumores de que a suíte em que Elvis foi encontrado morto está completamente intocada até hoje. Todavia, não passa de boato.

As únicas pessoas que podem entrar no local são a ex-esposa de Elvis, Priscilla, sua filha Lisa Marie e o curador de Graceland. Além de Nicolas Cage, que entrou uma vez também durante seu casamento com a filha de Elvis no início dos anos 2000.