Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Guerras

Guerra da Lagosta: O emblemático conflito travado entre o Brasil e a França

Ocorrido entre 1961 e 1963, o confronto aconteceu por causa da captura ilegal de lagostas

Redação Publicado em 04/02/2022, às 09h00

Boeing B-17 da Força Aérea Brasileira voando sobre navio da França - Marine brésilienne / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Boeing B-17 da Força Aérea Brasileira voando sobre navio da França - Marine brésilienne / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Ocorrida durante 1961 até 1963, a Guerra da Lagosta, como ficou conhecida popularmente foi um confronto travado entre o governo brasileiro e francês, em decorrência da captura ilegal de lagostas. 

No início da década de 60, as relações internacionais brasileiras ficaram estremecidas, após embarcações de pesca da França serem acusadas de praticar a captura ilegal de lagostas no litoral do nordeste do Brasil.

A atividade ilegal foi flagrada pela Marinha do Brasil, após as autoridades receberem denúncias de pescadores brasileiros. Na época, o caso foi amplamente repercutido pela imprensa nacional e internacional, levantando inúmeros debates sobre a prática ilegal. 

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', apresenta o restante da história do conflito que marcou o Brasil no início da década de 60.

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: