Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Turquia

A história por trás do Castelo de Gaziantep, danificado em terremoto na Turquia

Edificado há 2 mil anos, o castelo passou pela administração de diversos impérios e foi danificado nesta segunda-feira, 6

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 06/02/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Castelo em 2014 - Wikimedia Commons / rheins by CC BY 3.0
Fotografia do Castelo em 2014 - Wikimedia Commons / rheins by CC BY 3.0

Durante o violento terremoto que atingiu a Turquia durante esta segunda-feira, 6, uma notória perda material mobilizou a comunidade internacional em meio aos destroços da construção histórica; o chamado Castelo de Gaziantep, conhecido localmente como Caziantep Kalesi, está localizado na mesma cidade que dá nome ao edifício.

Com o início de sua construção no século 2, a perda é considerada inestimável, visto que o local se manteve em pé por mais de 2 mil anos, mesmo em uma região afetada por diversos abalos sísmicos nos últimos dois milênios. Desta vez, o terremoto atingiu a magnitude 7,8, danificando o local histórico.

Resgatando a história do patrimônio histórico, o portal Castle, que trilha fortificações na Europa, informa que o castelo tem um valor especial para a comunidade por ter sido usado, na época de sua construção, como um ponto de observação pelo Império Hitita.

Castelo de Gaziantep após terremoto / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

Porém, a edificação não foi ordenada por eles, mas sim, pelo Império Romano, que aproveitou a localização privilegiada para se estabelecer. Dessa forma, não apenas se estabeleceram, mas no século 6, o imperador Justiniano I orientou sua expansão, renovando as estruturas e aumentando seu tamanho, visto que, inicialmente, a fortificação ficava sobre uma rocha. Após a reforma, construíram um monte contra a encosta da rocha.

De mão em mão

O portal acrescenta que, a partir de 661 d.C., o castelo passou a transicionar por várias forças. Naquele ano, os omíadas, dinastia de califas muçulmanos, deteve o local até ser recapturado pelos bizantinos em 962.

Pouco mais de cem anos depois, em 1067, quem tomou foram os seljúcidas, todavia, acabou capturado pelos cruzados no ano de 1098 e assim, integrado como parte do território do condado de Edessa.

Até o ano de 1181, quando a dinastia aiúbida o capturou, o Castelo passou por diversas mãos de diferentes dinastias. Contudo, naquele ano, foi fortalecido e protegido pelos 27 anos seguintes, quando os seljúcidas retomaram a administração, em 1218. Com eles administrando Gaziantep, sofreram com ataques do Império Mongol, e de mamelucos, alternadamente.

O sossego só ocorreu em 1516, quando o Império Otomano capturou o castelo, mas deixou seu uso militar de lado. Aposentando as 12 torres da construção, o deixou para a comunidade, que, séculos depois, o usou como Museu Panorâmico de Defesa e Heroísmo de Gaziantep.