Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Entretenimento

'Marighella' já está disponível no Globoplay

Produção nacional chamou atenção da crítica ao redor do mundo

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/12/2021, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu Jorge como Marighella - Divulgação / Globo Filmes
Seu Jorge como Marighella - Divulgação / Globo Filmes

Marighella, filme nacional que relata a trajetória do famoso guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar brasileira, está disponível a partir deste sábado, 4, para os assinantes do Globoplay

Embora a produção, que é dirigida pelo habilidosoWagner Moura, tenha sido lançada em 2019, ela foi cercada de controvérsias e chegou a sofrer "censura", segundo os produtores, já que apenas chegou aos cinemas nacionais no último mês de novembro. 

O longa, que traz Seu Jorge no papel de Carlos Marighella, se tornou um campeão de bilheteria instantâneo, chegando a arrecadar quase dois milhões de reais apenas em sua primeira semana em cartaz.

O feito fica ainda mais surpreendente ao se colocar em perspectiva que o mundo ainda vive a pandemia de covid-19. Para quem perdeu a estreia nos telões, porém, ainda é possível assistir ao bem-sucedido filme na segurança do domicílio, através do serviço de streaming brasileiro.

Veja abaixo o trailer da produção: 


Mais sobre Marighella

Considerado o inimigo Nº 1 da ditadura militar, Carlos Marighella foi um importante político, escritor e guerrilheiro brasileiro. Nascido em 5 de dezembro de 1911, em Salvador, na Bahia, o militante foi um dos principais organizadores da luta armada no país.

Filho de um imigrante italiano, Augusto Marighella, e da empregada doméstica Maria Rita dos Santos, o guerrilheiro também era neto de escravos. Portanto, desde cedo desenvolveu consciência política.

Durante a ditadura militar no Brasil, Marighella lutou contra o regime autoritário instaurado no país. Contudo, no fatídico dia 4 de novembro de 1969, em São Paulo, o militante foi capturado e morto pelos agentes da repressão.

No mais novo episódio do podcast ‘Desventuras na História’, o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', resgata a história de Carlos Marighella, em um especial dividido em duas partes.

Em 'Desventuras na História', você também pode conferir a trajetória de Maria Antonieta, Dante AlighieriAlexandre, O Grande, Gengis Khan e Dom Pedro I. Abaixo, você confere o episódio 'A intensa saga de Carlos Marighella' #Parte 1 e #Parte 2:


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: