Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Arqueologia

Mosaico feito por escravo é encontrado em igreja na Turquia

Segundo especialista, o homem criou a obra "para agradecer a Deus depois de sua emancipação". Confira imagens!

Pamela Malva Publicado em 12/01/2022, às 20h00 - Atualizado em 02/02/2022, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da igreja onde foi encontrado o incrível mosaico - Divulgação/ Uşaklı Höyük Archaeological Project
Fotografia da igreja onde foi encontrado o incrível mosaico - Divulgação/ Uşaklı Höyük Archaeological Project

Na última segunda-feira, 10, a agência Anadolu (AA) revelou uma inusitada descoberta realizada em um sítio arqueológico no sul da Turquia. Conforme repercutido pelo site Sputnik, trata-se de um mosaico feito por um escravo liberto entre os séculos 6 e 12.

Em entrevista à agência AA, a diretora do Museu de Arqueologia de Hatay, Ayse Ersoy, afirmou que o mosaico foi encontrado em uma antiga igreja na cidade de Arsuz, em Hatay. A igreja foi revelada em 2007, quando um morador local tentou plantar uma muda de laranjeira em seu quintal e se deparou com os destroços da construção.

Desde então, arqueólogos e outros especialistas analisam o local para encontrar mais informações sobre a antiga igreja católica do século 6, que tinha três naves e diversos mosaicos em seu piso. Foi assim que, neste ano, os cientistas descobriram a obra.

[Nós encontramos] um mosaico feito por um escravo para agradecer a Deus depois de sua emancipação", explicou Ersoy. "Há pavões e uma inscrição no mosaico, o que simboliza o paraíso."

Agora, a diretora do museu planeja transformar o sítio arqueológico em uma atração turística, mas sem deixar de explorar a igreja e suas riquezas. "Este local será aberto aos visitantes como um museu a céu aberto. História, areia e mar serão apresentados aos nossos visitantes, locais e estrangeiros, como um pacote total", narrou Ersoy.

Tradução: "Durante as escavações realizadas na Igreja dos Santos Apóstolos do século 6, em Arsuz, Hatay, foi encontrado um piso de mosaico com uma figura de pavão e uma inscrição na qual um escravo agradeceu a Deus depois de ser libertado. Fonte: AA."

Tradução: "Arqueólogos descobrem mosaico feito por escravo liberto agradecendo a Deus por sua emancipação na província de Hatay, no sul da Turquia."


Grandes nomes do Egito Antigo, civilização que prosperou às margens do Nilo, são tema dos episódios do podcast 'Desventuras na História', narrado por Vítor Soares, professor de História e dono do podcast 'História em 30 Minutos'. 

Abaixo, você confere o episódio 'A turbulenta vida de Tutancâmon'.