Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

O que causou o fim da relação de D. Pedro I com a Marquesa de Santos?

O casal permaneceu junto durante sete anos, entre 1822 e 1829

Redação Publicado em 05/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 08/07/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Marquesa de Santos e o imperador D. Pedro I - Wikimedia Commons / Francisco Pedro do Amaral / Google Cultural Institute
A Marquesa de Santos e o imperador D. Pedro I - Wikimedia Commons / Francisco Pedro do Amaral / Google Cultural Institute

Domitila de Castro, também conhecida como Marquesa de Santos, entrou para a história do Brasil como amante do imperador D. Pedro I, tendo mantido um relacionamento durante sete anos com o monarca. Mas o que fez com a relação do casal chegasse ao fim?

A historiadora Mary del Priore, quem escreveu um livro sobre o triângulo amoroso entre Domitila, Pedro e sua esposa, a imperatriz Leopodina, respondeu essa questão em entrevista à revista Istoé em 2012. 

Uma grande (e conflituosa) paixão

Para a autora de "A Carne e o Sangue", publicado em 2012, os amantes foram unidos por um sentimento muito forte, ainda que a relação tenha sido repleta de altos e baixos.

Retrato de Domitila de Castro  / Crédito: Wikimedia Commons / José Rosael / Hélio Nobre / Museu Paulista da USP

"O sentimento que os uniu foi muito forte. Uma paixão, sem dúvida. E duradoura, zelosa, plena de afetos e cuidados: pequenos e grandes presentes, delicadezas, apelidos e diminutivos típicos da linguagem amorosa e uma grande atração sexual que deixou muitas marcas na documentação", disse Priore, referindo-se às inúmeras cartas trocadas pelos amantes, as quais sobreviveram ao tempo.

A historiadora também disse na entrevista que, por outro lado, o relacionamento também foi marcado por brigas, "sobretudo por ciúmes dele, que a vigiava o tempo todo. Ela ressalta, inclusive, um episódio em que Pedro chegou "a disparar num tenente que frequentava os salões da marquesa".

A imperatriz Amélia de Leuchtenberg / Crédito: Wikimedia  Commons / Friedrich Dürck

Motivo da separação

De acordo com Mary, a separação do casal se deu "indiscutivelmente" com "a chegada da nova imperatriz, Amélia de Leuchtenberg", três anos após a morte de Leopoldina. Ela explicou que "até encontrar a nova esposa", Pedro não era capaz de "se afastar de Domitila", referindo-se ao novo matrimônio sempre como uma forma de "sacrifício".

Quando finalmente decidiu se casar, o imperador "a faz retornar a São Paulo, para fazer uma figura mais palatável nas cortes europeias, onde sua ligação com 'madame Santos' era conhecida e considerada escandalosa."

Pedro  I em retrato / Crédito: Wikimedia Commons / Autor desconhecido

Pedro se casaria com Domitila?

"Nos meios diplomáticos, corria que ele ia elevá-la a duquesa para poder casar-se com ela. E, de fato, Domitila se prepara para tal, estudando genealogia e querendo tomar as armas de Inês de Castro, dama galega e paixão de dom Pedro I de Portugal", afirmou Priore à revista.

"No livro, demonstro que o casal monta uma farsa: ele escrevia cartas diplomáticas a Domitila, que eram lidas por seus próximos, para provar que estavam separados e, depois, enviava-lhe bilhetes apaixonados em que se confessava morto de saudades."


Pedro, herói de Portugal

A saga de Dom Pedro I após deixar para trás o trono do Brasil é tema de um episódio do podcast 'Desventuras na História'.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e dono do podcast 'História em Meia Hora', o episódio relembra um momento pouco discutido na trajetória do imperador.

Confira abaixo!


+Saiba mais sobre o Brasil Império através de grandes obras disponíveis na Amazon

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel: Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W