Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Holocausto

A curiosa única filmagem de Anne Frank

Vídeo revelado pela 'Casa de Anne Frank' em 2009 mostra a judia antes de se esconder com os familiares no 'anexo secreto'

Redação Publicado em 22/02/2022, às 16h45 - Atualizado em 12/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O único - Divulgação/Vídeo/Youtube/ Anne Frank House
O único - Divulgação/Vídeo/Youtube/ Anne Frank House

Em tempos de negacionismo histórico, a história de Anne Frank, jovem alemã que registrou sua vida durante o Holocausto, é de suma importância para futuras gerações.

Detalhando em páginas as suas dúvidas, medos e receios, a melancólica saga da jovem que viveu escondida num anexo secreto até ser capturada e levada para o campo de concentração de Bergen-Belsen já foi retratada em filmes e até mesmo reproduções curtas sobre o Holocausto.

O rosto que conhecemos foi eternizado em fotografias que ainda instigam o público que procura conhecer a história e as consequências dos horrores cometidos pelos nazistas. Assim fica a dúvida: existe algum vídeo que mostra Anne Frank?

Bom, uma reportagem publicada pelo The Guardian em 2009 mostra a única filmagem existente da jovem judia. O veículo repercute que o vídeo data 1941 e em menos de 20 segundos registra Anne Frank.

A filmagem, feita durante o casamento da vizinha da jovem, apresenta Anne inclinada para fora da janela enquanto tenta enxergar a noiva e o noivo.

Filmada em 1941, relembra os momentos finais antes de Anne e sua família se esconderem no que ficou conhecido como ‘anexo secreto’.

Vale relembrar que os Frank foram capturados em 1944 e a jovem faleceu pouco antes do fim do Holocausto, em 1945.

Disponibilizado pela ‘Casa de Anne Frank’ no Youtube, a publicação descreve o momento exato da filmagem.

“22 de julho de 1941. A vizinha vai se casar. Anne Frank está debruçada na janela de sua casa em Amsterdã para dar uma boa olhada nos noivos. É a única vez que Anne Frank foi capturada em filme”, diz a descrição do vídeo.

Divulgação/Vídeo/Youtube/ Anne Frank House

“Na época do casamento, a noiva morava no segundo andar da Merwedeplein 39. A família Frank morava no número 37, também no segundo andar. A Casa de Anne Frank pode oferecer-lhe este filme graças à cooperação do casal”, finaliza.


A Segunda Guerra em fatos

A Segunda Guerra é tema de um episódio do podcast 'Desventuras na História', narrado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. No capítulo, você saberá a história por trás de 10 coisas criadas durante a Segunda Guerra. 

Confira abaixo!