Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Ucrânia

‘Podemos estar nos estágio iniciais de uma Guerra Mundial’, diz pesquisador

Cientista político da Universidade de Chicago aponta que, no futuro, evento atual deverá ser considerado por historiadores como o início do novo conflito global

Fabio Previdelli Publicado em 22/03/2022, às 12h17 - Atualizado em 06/04/2022, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que caso as negociações de paz com a Rússia falhem, “isso significaria que se trata de uma Terceira Guerra Mundial”. A afirmativa é corroborada pelo cientista político da Universidade de ChicagoPaul Poast.

Acho que podemos estar nos estágios iniciais do que os historiadores podem dizer mais tarde ser o início de uma guerra mundial, mesmo que armas nucleares nunca sejam usadas”, diz Poast em entrevista à BBC News Brasil. 

O cientista político aponta que o dia 24 de fevereiro de 2022 poderá ficar marcado, no futuro, não apenas pelo início da invasão da Rússia à Ucrânia, mas como o evento que motivou a 3ª Guerra. 

Segundo argumenta, a participação efetiva de uma nação na guerra não se resume apenas em suas tropas estarem presentes em um campo de batalha, mas o financiamento e/ou armamento a um dos lados do conflito também colocam nações com participantes ativas dele. 

Desta forma, Poast enxerga que os Estados Unidos e a OTAN já podem ser considerados integrantes da guerra atual, visto que, nas últimas semanas, o grupo enviou bilhões de dólares como ajuda aos ucranianos e ainda aplicaram as maiores sanções econômicas da história à Rússia.

Assim, as maiores nações mundiais, em termos econômicos e bélicos, já estariam participando diretamente do conflito e nós já estaríamos vivendo o princípio de uma nova guerra mundial. 

A visão de Paul Poast pode ser entendida em um paralelo a um acontecimento do passado. Após os japoneses atacarem a base de Pearl Harbor, em,1941, os Estados Unidos entraram oficialmente na Guerra. 

O cientista político crê que algo parecido possa se desenhar caso os russos tentem atacar a Polônia, por onde transitam a maior parte dos comboios de ajuda que chegam à Ucrânia. Desta forma, como a nação é membro da OTAN, os demais países da aliança se juntariam no campo de batalha. Confira a entrevista completa de Paul Poast à BBC aqui.

Segunda Guerra...

A Segunda Guerra é relembrada no podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Abaixo, conheça itens criados durante o período histórico.