Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Por que Alexandre, o Grande recebeu esse nome?

Entenda a origem do nome de uma das mais importantes personalidades da história mundial

Redação Publicado em 09/11/2021, às 13h49 - Atualizado em 25/03/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre, o Grande - Domínio público / Museu Arqueológico Nacional de Nápoles
Alexandre, o Grande - Domínio público / Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

A origem de termos populares que se referem a personalidades notáveis da história muitas vezes é desconhecida das pessoas e o caso de Alexandre Magno não é diferente.

O rei da Macedônia que, ao conquistar um imenso território, tornou-se um dos mais conhecidos nomes do mundo antigo, já era chamado pelos antigos de "o Grande". Mas por que a alcunha "o Grande" e não outro termo?

Para entender esta questão é preciso voltar a alguns fatos sobre o poderoso conquistador, recordando seus feitos.

Alexandre e a construção de um império

Sabe-se que Alexandre não começou sua vida militar do zero: herdou do pai, o rei Filipe II da Macedônia, quase todo o território que, à época, fazia parte da Grécia.

A Batalha de Isso / Crédito: Domínio público / Berthold Werner

Segundo informações da revista Ciência Hoje das Crianças, após a morte do pai, o famosíssimo o Grande foi capaz de dominar, em apenas 12 anos, o Império Persa, a Síria e o Egito, criando o que seria um dos maiores impérios da história.

Educação e ascensão

Certamente, a educação recebida pelo soberano exerceu grande papel sobre suas vitórias. Até porque, conforme a fonte, o jovem Alexandre foi educado por ninguém menos que Aristóteles, com quem aprendeu sobre política, ciências naturais, ética, medicina e geografia.

A coroação de Alexandre / Crédito: Wikimedia Commons / National Library of Wales

Assim, quando Filipe II foi assassinado, em 336 a.C., o macedônio partiu com sua cavalaria em direção à Ásia e deu início às suas batalhas.

Ele morreu aos 33 anos, na Babilônia com imenso poder militar, tanto que, mesmo com o passar de milênios, o epíteto pelo qual ficou conhecido, jamais foi esquecido.

De onde vem o nome?

Os feitos do rei macedônio logo se transformaram em lendas para seus contemporâneos. Estas eram contadas, não apenas pelas aldeias, mas também chegavam a lideranças militares que queriam ser como ele.

Busto de Alexandre (à esquerda) e de Heféstio (à direita) / Crédito: Domínio público / Neilwiththedeal

A historiadora Mary Beard, professora de Cultura Clássica, afirma que a expressão "o Grande" foi utilizada pela primeira vez pelos romanos, 150 anos após a morte de Alexandre.

Beard ainda ressalta que a grande maioria das histórias sobre as fantásticas conquistas do filho de Filipe II foram escritas muito depois da ocorrência dos fatos, por romanos que, mais tarde, fundariam um novo império.

Assim, é possível que eles tenham chamado Alexandre de “o Grande” porque queriam ser como ele.

Conquistador nato

Com a ilustre trajetória de Alexandre, sua saga é tema do podcast 'Desventuras na História'.

Narrado por Vítor Soares, professor de História e idealizador do projeto 'História em Meia Hora', o episódio apresenta um tom descontraído ao narrar a saga de grandes nomes da História. 


+Saiba mais sobre Alexandre, o Grande, por meio de obras na Amazon: 

Alexandre, o Grande, de Philip Freeman (2014) - https://amzn.to/3pLYhC5

Alexandre, o Grande: Um homem e seu tempo, de Thomas R. Martin e Christopher W. Blackwell (2020) - https://amzn.to/3EsML2C

Alexandre, o Grande, de Johann Gustav Droysen (2010) - https://amzn.to/3nJtovc

O Alexandre grande e o período helenístico, de Peter Green (2014) - https://amzn.to/3ExMtHL

O gênio de Alexandre o Grande, de Alexandre o Grande (2011) - https://amzn.to/3CvLcjH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W