Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Ditadura Militar Brasileira

Práticas abusivas e torturas: Os horrores da Ditadura Militar brasileira

Áudios gravados entre 1975 e 1985 comprovam "piadas" feitas com as vítimas de tortura

Redação Publicado em 29/04/2022, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tanque circulando em Brasília durante a ditadura - Arquivo Nacional
Tanque circulando em Brasília durante a ditadura - Arquivo Nacional

No dia 1º de abril de 1964, o regime militar foi instaurado no Brasil, dando início a 21 anos de ditadura. Neste tempo, práticas abusivas, censuras, torturas, perseguições e mortes assolaram a sociedade brasileira. 

Recentemente, a jornalista Miriam Leitão, colunista do jornal O Globo, divulgou áudios gravados por ministros do Superior Tribunal Militar (STM), entre 1975 e 1985.

Nas gravações é possível ouvi-los debatendo sobre práticas de torturas durante a Ditadura Militar. Os arquivos comprovam, ainda, "piadas" feitas com as vítimas de tortura. 

Em 2014, o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) responsabilizou 377 pessoas por crimes cometidos durante este período. Além disso, estima-se que 434 vítimas tenham sido torturadas, mortas ou ainda hoje estejam desaparecidas.

Para saber mais sobre o tema, ouça abaixo o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História, Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Clique aqui para conferir outros episódios!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: