Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Entretenimento

Quais atores de ‘Chaves’ faleceram?

Muitos dos atores do amado elenco já se foram, mas continuam sendo relembrados pelos fãs do seriado

Redação Publicado em 15/02/2022, às 12h24 - Atualizado em 30/03/2022, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A turma do Chaves - Divulgação/SBT
A turma do Chaves - Divulgação/SBT

‘Chaves’ foi um programa importante para a infância de muitas pessoas que cresceram em países distintos na América Latina ao longo das décadas de 1980 e até 2000, com histórias cômicas, personagens carismáticos e um cotidiano com o qual até podemos nos relacionar.

Entre os fatores que fizeram os espectadores amarem o seriado, as figuras marcantes provavelmente ocupam a primeira posição. Muitos cresceram com eles, os amaram, odiaram e até mesmo aprenderam com as personalidades pensadas por Roberto Bolaños.

Por sentirem tanto carinho pelos personagens de ‘Chaves’, os fãs da produção também se apegaram aos atores que os interpretaram ao longo dos anos. No entanto, as gravações ocorreram durante a década de 1970 e a exibição original pouco depois, com o último episódio sendo transmitido em 1980.

Algumas das figuras mais icônicas de todo o programa, infelizmente, já faleceram e continuam deixando os apaixonados pela série com saudade. Eles, porém, ainda estão vivos na mente dos fãs e nas produções audiovisuais das quais participaram.

Elenco de ‘Chaves’

A turma do Chaves / Crédito: Divulgação/SBT

O próprio criador do universo de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’, que chegaria um pouco depois mas também ganharia grande público, já faleceu, deixando um enorme legado por ser a mente criativa por trás das grandes produções e muito mais.

Além de ser responsável pela direção e produção de ambas as séries, fora os roteiros, Roberto Gómez Bolaños, conhecido mundialmente como ‘Chespirito’, ou ‘o Pequeno Shakespeare’ também foi um importante ator e comediante, famoso por ter sido um dos mais notórios humoristas de toda a América Latina.

Ele morreu aos 85 anos em 28 de novembro de 2014 em decorrência de um ataque cardíaco por complicações da doença de Parkinson. O falecimento de Bolaños foi lamentado pelo mundo inteiro e especialmente pelos fãs de ‘Chaves’.

Outra figura importante membro do elenco da produção que já se foi é Ramón Valdés, mais famoso no Brasil por ter interpretado Seu Madruga. Importante comediante mexicano, ele viveu o ‘Don Ramón’, como era chamado originalmente, e não gravou o último episódio do seriado.

O eterno Seu Madruga /Crédito: Divulgação/Vídeo

Valdés se tornou um queridinho dos fãs de ‘Chaves’ durante sua atuação na série e continuou sendo mesmo após não fazer mais parte dela. O ator morreu devido a um câncer aos 64 anos em agosto de 1988.

Entre os personagens amados da produção que já morreram, também está Rubén Aguirre, o famoso Professor Girafales. Ele foi um notório ator, comediante, produtor, roteirista e diretor mexicano.

Professor Girafales /Crédito: Divulgação/Vídeo

Aguirre faleceu apenas dois dias depois de completar 82 anos e pôde se despedir de sua família em casa. A causa da morte foi complicações de uma pneumonia, responsável por levá-lo no dia 17 de junho de 2016, conforme repercutiu o G1 na época.

A Bruxa do 71 também já se foi. Em março de 1994, aos 71 anos, um câncer levou a atriz Angelines Fernández, muito conhecida pelo personagem Dona Clotilde em ‘Chaves’, que foi enterrada no mesmo cemitério que Ramón Valdés, o Seu Madruga.

Bruxa do 71 /Crédito: Divulgação/Vídeo

Horácio Gómez Bolaños, irmão mais novo de Roberto Gómez Bolaños, que interpretou Godinez no seriado, faleceu em 21 de novembro de 1999 depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto gravava uma homenagem ao próprio Chespirito.

Godinez /Crédito: Divulgação/Vídeo 

Já o intérprete do carteiro Jaiminho, Raúl Padilla, morreu em fevereiro de 1994 aos 75 anos, após sofrer um ataque cardíaco. O personagem era conhecido pelo bordão “quis evitar a fadiga”, que conquistou os fãs da produção.

O carteiro Jaiminho /Crédito: Divulgação/Vídeo

Histórias marcantes...

Fatos e momentos que marcaram a história são retratados no podcast 'Desventuras na História', com narração do professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora'. 

Abaixo, você confere o episódio "Itens que só existem por causa da Segunda Guerra":


+Saiba mais sobre a obra de Bolaños pelos livros abaixo, disponíveis na Amazon:

Chaves: A história oficial ilustrada, do Editorial Televisiva (2020) - https://amzn.to/39S3KMj

El Diario de El Chavo del Ocho, de Roberto Bolaños (2008) - https://amzn.to/38Pq9JY

Chaves e as estórias que ninguém contou: Uma biografia não autorizada, de Fernando Silva (2015) - https://amzn.to/2T5ETxM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W