Desventuras » Rússia

Sobrevivente ucraniano do Holocausto morre em ataque russo

O homem era vice-presidente de uma fundação dedicada a manter viva a memória dos crimes nazistas e suas vítimas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/03/2022, às 14h36

Fotografia de Boris Romantschenko
Fotografia de Boris Romantschenko - Divulgação/ Fundação de Memoriais de Buchenwald e Mittelbau-Dora

A cidade ucraniana de Carcóvia, que fica próxima da fronteira com a Rússia, tem sido alvo de inúmeros bombardeios nas últimas semanas, desde o início da invasão russa à Ucrânia. 

Entre os inúmeros civis mortos pelos ataques, que, segundo a prefeitura do local, já chegam a 500 pessoas, está Boris Romantschenko, um sobrevivente do Holocausto de 96 anos de idade, 

Ele faleceu na última sexta-feira, 18, quando seu prédio foi destruído pelas bombas russas, conforme repercutido pela BBC.

Outro detalhe de relevância é que Romantschenko era o vice-presidente da Fundação de Memoriais de Buchenwald e Mittelbau-Dora, uma organização voltada a honrar e guardar a memória daqueles que perderam a vida nos cruéis campos de concentração nazistas construídos em Buchenwald e em Mittelbau-Dora

Lamentamos a perda de um amigo próximo. Desejamos ao filho e à neta, que nos trouxeram a triste notícia, muita força nestes tempos difíceis", anunciou a fundação através de um comunicado.

Segunda Guerra...

A Segunda Guerra é relembrada no podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Abaixo, conheça itens criados durante o período histórico.