Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Como fazíamos sem... Transporte coletivo?

Quem tinha um pangaré, tinha tudo

Redação AH Publicado em 27/04/2017, às 09h04 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lotação do Paquistão com a decoração típica - Wikimedia Commons
Lotação do Paquistão com a decoração típica - Wikimedia Commons
COMO FAZÍAMOS SEM 

Antes que existissem ônibus ou linhas de metrô circulando pelas cidades, havia pouca alternativa para quem queria se deslocar do ponto A ao ponto B. A tração animal era o motor de carruagens e carroças e quem não possuía esses veículos andava a pé. "Na Roma antiga, havia ruas pavimentadas e transporte por meio de carroças movidas a cavalos e burros. Na Idade Média europeia, elas transportavam a carga mais difícil por ruas estreitas e curvas. O cavalo continuava a ser o meio de transporte rápido e para poucos", explica Pedro Paulo Funari, professor da Universidade Estadual de Campinas.

As diligências foram o primeiro transporte coletivo. Elas consistiam de vagões protegidos por couro e comportavam 4 pessoas ou mais. Foi durante a Revolução Industrial que apareceu o sistema que conhecemos hoje, com a invenção das máquinas a vapor e, em seguida, das locomotivas. O primeiro trem data de 1822. A primeira linha de metrô foi criada na Inglaterra em 1863.

No Brasil, o primeiro coletivo chegou em 1859 - o bonde, no Rio de Janeiro. Em 1872, eles chegaram a São Paulo. Em 1890, começaram a circular na cidade os primeiros bondes elétricos, operados pela Companhia de Carrris de Ferro de São Paulo, de propriedade da Light, a empresa canadense de energia elétrica. No final da década de 40, foi implantado o sistema de trólebus, ônibus elétricos importados dos EUA e da Inglaterra. Os ônibus movidos a diesel circulariam a partir dos anos 60, com a desativação da circulação de bondes em São Paulo. A primeira linha de metrô do país começou a operar, também em São Paulo, em 1974, mais de um século depois do surgimento do metrô em Londres.