Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Inovações tecnológicas e conquistas históricas: A importância da Ciência brasileira

Saiba mais sobre a importância de estudos científicos no Brasil

Coluna - Fabiano de Abreu, neurocientista, biólogo e historiador Publicado em 05/08/2021, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de felixioncool por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de felixioncool por Pixabay

Os estudos da ciência no Brasil ganharam destaque a partir do século 21 com a criação de academias de letras, jardins botânicos, escola de medicina e de engenharia, museu, institutos históricos e politécnicos, avançando com a criação de escolas ligadas à área da saúde pública com o Instituto Osvaldo Cruz.

No século 20, com investimentos públicos do governo brasileiro na área científica nasceram os institutos de financiamento de pesquisa como o CNPQ e o CAPES, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, uma importante reivindicação dos pesquisadores.

Imagem meramente ilustrativa / Crédito: Imagem de Konstantin Kolosov por Pixabay

Nada mais oportuno do que mencionar o cientista César Lattes e sua contribuição ao desenvolvimento do segmento científico no Brasil. Considerado um herói nacional por suas descobertas, é referenciado na enciclopédia biográfica de ciência e tecnologia de Isaac Asimov’s, bem como a plataforma virtual, principal base de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições cientificas do país oi batizada com seu nome.

Cabe lembrar aqui que César Lattes trabalhou na pesquisa que descobriu a partícula subatômica meson pi, que levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 ao líder da pesquisa Cecil Power.

Retrato de César Lattes / Crédito: Domínio Público / Acervo Arquivo Nacional, via Wikimedia Commons

Também teve importante participação pela criação do CNPq. Outro importante nome é o de Jayme Tiomno, físico nuclear brasileiro. Ele atuou, especialmente, no estudo de partículas elementares e como colaboração de vários pesquisadores premiados com o Nobel. 

A ciência brasileira vem evoluindo sobremaneira, apesar da falta de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. São muitas as conquistas da ciência brasileira na saúde, na educação, e tantas outas áreas, que estão evoluindo em tecnologia e inovação.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W