Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Possíveis causas da extinção dos Neandertais, segundo estudo

Conheça os possíveis motivos por trás do desaparecimento desses ancestrais

Coluna - Fabiano de Abreu, neurocientista, biólogo e historiador Publicado em 04/08/2021, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de Neandertais - Imagem de David Mark por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de Neandertais - Imagem de David Mark por Pixabay

Estudo publicado em Proceedings of the Royal Society B. sugere que os homens de Neandertal, que viveram na Europa por volta de 250 mil anos atrás, se extinguiram há 28 mil anos, em parte devido à idade do gelo, e porque tinham olhos maiores do que a espécie humana de hoje, desenvolvidos em uma área de processamento visual muito maior na parte posterior de seus cérebros.

A pesquisa explorou a ideia de que os Neandertais viveram em época de noites longas e escuras e dias mais turvos europeus. Já os humanos que ficaram na África continuaram a desfrutar de dias brilhantes e bonitos,  e desenvolveram seus lobos frontais, associados ao pensamento de nível superior, antes de se espalharem pelo globo.

Reconstrução facial de um Homo neanderthalensis / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons / Hermann Schaaffhausen

A pesquisadora Eiluned Pearce, da Universidade de Oxford, em seu estudo, comparou moldes de crânios de 32 Homo sapiens e 13 Neandertais, e descobriu que os Neandertais tinham órbitas oculares significativamente maiores, o suficiente para eles usarem significativamente mais de seus cérebros para processar informações visuais.

O estudo apontou, ainda, que os Neandertais tinham uma parte cognitiva menor do cérebro e isso os teria limitado, incluindo sua capacidade de formar grupos maiores, e afetado a capacidade de inovar e se adaptar à era do gelo. Mas a pesquisa ainda revelou que os Neandertais eram  muito inteligentes, mas não na mesma categoria do Homo sapiens. 

Apesar da pesquisa identificar o tamanho e a estrutura do cérebro Neandertal, não deu nenhuma indicação real de como o cérebro da espécie funcionava, mas mostraram que o tamanho dos olhos é proporcional à quantidade de espaço do cérebro dedicado ao processamento visual.


+Saiba mais sobre os Neandertais por meio da Amazon: 

Neandertal, nosso irmão: Uma breve história do homem, de Silvana Condemi e François Savatier (2018) - https://amzn.to/3yr54SW

Neandertais: A História DOS Humanos Extintos Contemporâneos Do Homo Sapiens Na Europa, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/3lyLdh8

Os neandertais e Cro-Magnon: a história e o legado do primeiro povo a migrar para a Europa, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2WJ2UAb

Homem de Neandertal, de André Diniz (2013) - https://amzn.to/37mhkbw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W