Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Técnicas forenses confirmam que pescador neolítico morreu por afogamento

Impressionante estudo contou com a tecnologia para resolver um caso de 5.000 anos

Fabiano de Abreu* Publicado em 29/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do esqueleto encontrado - Divulgação/Pedro Andrade
Registro do esqueleto encontrado - Divulgação/Pedro Andrade

Um caso há aproximadamente 5.000 anos agora foi resolvido com a ajuda de novas tecnologias e perícias forenses realizadas por uma equipe multidisciplinar da Universidade de Southampton

O estudo assegurou que afogamento por água salgada foi a causa de morte de um homem neolítico cujos restos mortais foram descobertos numa vala comum na costa do norte do Chile uma vez que foi detetada a presença de diatomáceas no interior dos ossos da vítima.

A presença deste tipo de algas no interior dos ossos dos corpos das vítimas leva a uma elevada hipótese que se tenham afogado. Isto porque se tivessem morrido antes de entrarem na água, não teriam engolido água salgada. 

Crédito: Divulgação

A certeza que este individuo tinha morrido por afogamento em água salgada vem também de outras análises. Como se pode ler no artigo publicado no Journal of Archaeological Science, a equipe ao longo das pesquisas encontrara uma variedade de partículas marinhas.

Algas fossilizadas

Estas partículas incluíam algas fossilizadas, ovos de parasitas e sedimentos, que não teriam sido detectados pelo teste padrão de diatomáceas. Todos estes dados em conjunto ajudaram a chegar à conclusão. 

O indivíduo encontrado numa vala comum era um caçador-recolector masculino com idade compreendida entre os 35 e os 45 anos. O estado dos seus ossos insinuava que ele era pescador, pois havia sinais de arpoamento frequente, remo e colheita de marisco. Isto fez dele o candidato ideal para estudar para sinais de afogamento e para provas do acontecimento que levou à sua morte.

Como as outras ossadas que estavam enterradas no mesmo local não apresentavam as mesmas características, podemos supor que o individuo terá morrido num acidente isolado de menor dimensão e não num evento catastrófico.


* Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo;