Galeria Internet

Fósseis da internet: 10 sites ridiculamente antigos que ainda funcionam

Sem atualização em duas décadas, em cores berrante e lotados de gifs, eles são um verdadeiro museu digital

sábado 24 março, 2018
Alguém se lembra da trilha?
Alguém se lembra da trilha? Foto:Reprodução

1. Internet Explorer is EVIL! (1998)

Quando a Microsoft decidiu incorporar o Internet Explorer como navegador padrão do sistema e impedir que ele fosse desinstalado, o programador Nathan Lineback ficou revoltado. Como forma de protesto, criou o Internet Explorer is EVIL! A Microsoft trocou o IE pelo Edge, mas o site prossegue no ar, com direito a gifs de chamas e imagens demoníacas de Bill Gates.

Reprodução

​2. Space Jam - Site Oficial (1996)

A Warner resolveu deixar no ar o site oficial do clássico infanto-juvenil dos anos 1990, no qual Pernalonga e amigos (incluindo Michael Jordan) enfrentam uma invasão alienígena na quadra de basquete. Conta com um plano de fundo estrelado e fontes antiquadas, e ainda dá para ver imagens, pôsteres, gifs e descrições dos personagens.

Veja mais

Reprodução

3. Estádio Three Rivers (1998)

Inaugurado em 1970, o estádio do time de beisebol Pittsburgh Pirates e do time de futebol americano Pittsburgh Steelers foi demolido em 2001. O site oficial do estádio parou no tempo – há até uma seção “como chegar”, dando coordenadas para o local que não existe mais.

Reprodução

4. The San Francisco FogCam (1994)

O site foi ao ar como um projeto de estudantes de Tecnologia da Universidade Estadual de São Francisco. Sempre mostrando a rua em frente ao pátio da universidade, é a webcam mais antiga ainda em funcionamento na internet.

Reprodução

5. Klingon Language Institute (1996)

Nos primórdios da internet, os fãs de Star Trek já tinham seu espaço online. A página do Klingon Language Institute foi criada para divulgar a língua fictícia. Por lá, ainda dá para aprender o idioma, testar seus conhecimentos e até se registrar como membro oficial.

Reprodução

6. CNN – O caso de OJ Simpson(1996)

Uma página interna da CNN, criada em 1996, não foi tirada do ar e não recebeu nenhuma atualização. É um especial sobre o julgamento de OJ Simpson, ex-jogador de futebol americano acusado de matar sua esposa e um amigo, em 1994.

Reprodução

7. Welcome to Netscape (1994)

Navegador mais utilizado dos anos 1990, o Netscape entrou em decadência a partir de 2002. Mas o site oficial continua lá, se recusando a acreditar que ele se foi. E traz instruções como:

Clique em qualquer palavra ou frase azul ou roxa. São “hiperlinks” para outras páginas.

Obrigado por nos informar, Netscape!

Reprodução

8. Protetor de tela Johnny Castaway (1992)

Quem viu se lembra do clássico dos escritórios, dos tempos dos computadores bege: no protetor de tela, um náufrago passa por todo o tipo de aventuras sem jamais ser salvo. Apesar do visual simples e do cenário restrito, ele oferece muitas animações diferentes – todas podem ser vistas no site oficial. E a proteção ainda funciona em algumas versões do Windows, incluindo Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10.

Reprodução

9. Heaven's Gate(1997)

Esta é (bem) macabra. A seita com o mesmo nome cometeu suicídio coletivo em 1997, na passagem do cometa Halle-Bopp. O líderes da seita, o casal Marshall Applewhite e Bonnie Nettles, afirmaram que uma espaçonave estava seguindo o cometa, e que ela levaria suas almas para viver entre os aliens avançados. Um único membro “ficou para trás” para cuidar da imagem da seita, conversando com a imprensa e mantendo o site. Até hoje. 

10. Pudim (2000)

Este é o úncio que não é dos anos 90, mas falhou por dois meses, estreando em fevereiro de 2000 E foi atualizado, por incrível que pareça. É um dos sites brasileiros mais bem ranqueados pelo Google e também um dos mais misteriosos. O conteúdo é formado apenas pela foto de um pudim seguida do e-mail pudim@pudim.com.br. Ao longo dos anos, teve algumas atualizações e até foi hackeado, em 2015 (data da última atualização). Mas segue firme e forte, com o mesmo conceito.

Reprodução
Letícia Yazbek


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais