Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Rússia

Em imagens: A família Imperial russa em cores

Um trabalho feito pela artista russa Olga Shirnina revela como os personagens se pareciam no momento que as fotos foram tiradas

Redação Publicado em 19/10/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Klimbim
Crédito: Klimbim

Nicolau II foi o último tsar da Rússia, deposto na Revolução de 1917. Conhecido pelo epíteto O Sanguinário, em seu governo ocorreu a tragédia de Khodynka, em que mais de mil súditos morreram num incidente à época de sua coroação, e o Domingo Sangrento, no qual trabalhadores em uma manifestação pacífica foram baleados e mortos pela guarda oficial.

Ao deixar o governo, Nicolau ficou em prisão domiciliar no Palácio Imperial de Alexandre, a residência escolhida pela família, distante 25 quilômetros de São Petersburgo. Logo depois teve que abandonar com a esposa, Aleksandra, e os cinco filhos o lar cujos muros protegeram-nos durante a Revolução. 

O destino para onde iriam era incerto e sombrio. A família era levada de um lugar para outro – humilhados, com uns poucos criados que lhes puderam acompanhar. Em alguns momentos foram obrigados a se separar, desolados.

Em outros, o reencontro os enchia de esperanças e acalmava os corações. Todavia, em17 de julho de 1918, Nicolau e sua família foram executados pelos bolcheviques. Com isso, seu governo ficou marcado como o último respiro do czarismo antes da abolição da monarquia russa, fim da Era dos Romanov.

Confira as imagens da família imperial russa em cores, num trabalho realizado pela artista russa Olga Shirnina, mais conhecida como Klimbim.

O czar Nicolau II / Crédito: Klimbim

Os filhos do czar ao lado do bruxo Rasputin / Crédito: Klimbim

As filhas de Nicolau e Alexandra / Crédito: Klimbim

 Crédito: Klimbim

Alexandra e suas quatro filhas / Crédito: Klimbim


 Crédito: Klimbim

Nicolau e Alexandra / Crédito: Klimbim

O pequeno Alexei ao lado de Alexandra / Crédito: Klimbim

Saiba mais sobre a família Imperial russa:

1. O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service (2018) - https://amzn.to/33MkT7k

2. Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov, de Robert K. Massie (2014) - https://amzn.to/33Lr6A2

3. O Último dos Czares Nicolau II e a Revolução Russa, de Robert Service (2017) - https://amzn.to/2MRUFJv

4. Os últimos dias dos Romanov, de Helen Rappaport (2010) - https://amzn.to/2Bq4hWA

5. Os Románov, de  Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/2Bq4toM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.