Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

A um passo do final

O que os Beatles estavam fazendo antes de cruzar a Abbey Road

Fabio Marton Publicado em 04/07/2017, às 08h32 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles se preparando para a foto famosa  - Linda Mccartney
Os Beatles se preparando para a foto famosa - Linda Mccartney

FOTO-HISTÓRIA


Esta é a foto antes DA foto (esta, para quem se esqueceu). Ela registra o momento em que os Fab Four se preparam para pôr os pés na faixa de pedestre e ser eternizados na capa do último álbum que eles gravaram, Abbey Road, cuja estampa é um dos maiores ícones do século 20. A rua – certas ruas comuns em Londres ganham nome de “road”, ou estrada – é do estúdio da EMI, onde o disco foi gravado. A calçada fica na frente dele. O fotógrafo Ian Mcmillan, autor da imagem do álbum, conseguiu que um policial segurasse o tráfego por dez minutos para registrá-la. Mas a foto acima não foi feita por Ian, mas por Linda McCartney, a esposa de Paul, também fotógrafa, que registrou muitos momentos marcantes da vida da banda.

+ Clique para ampliar

Apesar da aparente tranquilidade, com Paul ajeitando amistosamente o colarinho de Ringo, que conversa com uma velhinha anônima, que passava por lá, os Beatles já estavam praticamente acabados. Note Lennon dando as costas para os outros, impaciente. Abbey Road foi produzido como a última tentativa de recuperar a banda das crescentes desavenças pessoais – causadas principalmente pela profunda antipatia que o grupo nutria pela esposa de Lennon, Yoko Ono, e sua insistência em estar presente nas gravações. O produtor George Martin, conhecido como o “quinto beatle”, conseguiu disciplinar os ex-amigos por tempo suficiente para uma última gravação. Lennon deixaria a banda antes do lançamento. O álbum derradeiro oficial, Let it Be, já havia sido quase inteiro gravado então.