Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Estados Unidos

Almoço no topo de um arranha-céu: os segredos por trás da icônica fotografia

Considerada uma das imagens mais famosas da História, muitos já duvidaram da autenticidade desse famoso símbolo dos anos 1930

Redação Publicado em 20/04/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A célebre imagem - Domínio Público
A célebre imagem - Domínio Público

Sempre existiu uma discussão sobre a autenticidade de uma das fotos mais famosas de todos os tempos: Lunch Atop a Skyscraper (algo como "Almoço no Topo do Arranha-céu"). A mais escandalosa é que a foto seria uma montagem. Não é. Nos anos 30, quando foi tirada, não havia tecnologia para forjar os personagens num fundo falso.

O negativo é de vidro e encontra-se nos cofres da Agência Corbis. Outra teoria indica que os 11 operários estariam ali protegidos por redes. Não estão correndo risco, ainda que tenham topado posar para a foto. Ou seja, não apareceu um fotógrafo do nada ao meio-dia de 20 de setembro de 1932 e flagrou o almoço da rapaziada.

Até porque fotógrafos e modelos estão a quase 250 metros de altura, na estrutura do edifício RCA (hoje GM), parte do complexo do Rockefeller Center, na Rua 48, em Nova York.

Naquele dia, três fotógrafos estiveram na construção: Charles Ebbits, Thomas Kelley e William Leftwich, de acordo com o diretor de fotos históricas da Corbis, Ken Johnston. Há uma variação da foto, o que evidencia pelo menos a presença de dois deles no momento do clique.

O diretor irlandês Seán Ó Cualáin, autor do documentário Men at Lunch, diz que encontrou uma reproducão da foto num pub na Irlanda, com o registro feito pelo filho de um dos personagens: “Meu pai está no canto direito e meu tio, no esquerdo”.

A foto foi publicada no dia 2 de outubro de 1932, no jornal The New York Herald Tribune. A legenda: “Enquanto milhares de nova-iorquinos se apressam em restaurantes lotados e lanchonetes entupidas, esses trabalhadores intrépidos obtêm todo o ar e liberdade que querem almoçando em uma viga de aço”.

“Sentou pra descansar como se fosse sábado. Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe...”


Saiba mais sobre fotografia através das obras abaixo

Tudo sobre fotografia, Juliet HackingDavid Campany, 2019

Link - https://amzn.to/2NgNzjc

Fotografia. O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital, Tom Ang, 2016

Link - https://amzn.to/2PSbQxA

Sobre fotografia, Susan Sontag, 2004

Link - https://amzn.to/2CeqdEK

31 Dias para superar seu medo de fazer fotografia de rua, Eric Kim

Link - https://amzn.to/2NL5U7g

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.