Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Estados Unidos

Aperto de Mãos: O leste encontra o oeste nos EUA

Em 1869, o fotógrafo Andrew Russell registrava o encontro histórico dos lados extremos dos Estados Unidos

Redação AH Publicado em 17/02/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
East and West Shaking Hands at LAying Last Rail  - Andrew Russell
East and West Shaking Hands at LAying Last Rail - Andrew Russell

O nome é longo: East and West Shaking Hands at Laying Last Rail (em tradução livre, o aperto de mão do Leste e do Oeste ao deitar o último trilho), mas ainda maior é o percurso que a foto celebra: exatos 3 069 km, entre a Baía de São Francisco, na Califórnia, e Council Bluffs, em Iowa, às margens do Rio Missouri, nos EUA.

A imagem captada por Andrew Russell mostra o aperto de mãos protocolar entre os engenheiros-chefes das companhias responsáveis pela obra, Greenvile M. Dodge e Samuel S. Montague. Cada um começou a colocar dormentes de um lado do país até se encontrarem em Promontory Summit, Utah. Ao fundo, testemunhas da cena, estão Júpiter (à esquerda) e 119, as locomotivas que uniram um país em 10 de maio de 1869.

Dodge veste roupa de festa e Montague parece o responsável por martelar dormentes. Há um brinde ao fundo, e o pessoal da direita parece mais arrumado que o da esquerda. No Leste, quem ajudou a construir a estrada foram imigrantes irlandeses, antigos soldados do Exército da União e mórmons. No Oeste, o trabalho pesado coube aos imigrantes chineses. Eles não estão na foto.