Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Indústria automoboilística

Futuro em 4 rodas: 20 espetaculares carros conceito

Sonhos (e pesadelos) que arrancaram suspiros — ou gargalhadas — em exposições

Thiago Lincolins Publicado em 08/10/2018, às 07h01 - Atualizado em 19/10/2018, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos modelos mais bonitos era o 'Phantom Corsair - Reprodução / motor1.com
Um dos modelos mais bonitos era o 'Phantom Corsair - Reprodução / motor1.com

Carros conceito não são criados para serem vendidos. Por mais sucesso que um deles faça, é naturalmente filho único. É o fruto da imaginação solta do criador, sem se importar muito com a parte chata: materiais, métodos e custos de produção. 

A ideia é mostrar ao público novos designs e tecnologias que podem (ou não) ir parar nos veículos no mercado. Representavam o que os seus criadores imaginavam do futuro automotivo e funcionavam como uma espécie de feedback para a indústria automobilística, medido pela proporção de suspiros versus risadas. 

Aqui, 20 dos modelos mais interessantes já criados. 


1. Dymaxion (1933)

Reprodução
Reprodução

O automóvel inventado por Buckminster Fuller era equipado com três rodas e, nos sonhos de seu criador, em sua versão completa, poderia literalmente voar, saltando por sobre o tráfego e voltando para a estrada. Na prática, foi um fracasso. Capotagens, atribuídas ao design pouco convencional, enterraram o projeto. Não é um carro conceito no sentido literal, porque não veio de uma montadora, mas foi feito com o dinheiro pessoal do inventor. 


2. Buick Y-Job (1938)

Reprodução
Reprodução

Desenvolvido por Harley Earl, o Buick Y-Job, é considerado o primeiro carro conceito do mundo. Os faróis eram retráteis e seu design geral previa o que se tornaria padrão uma década depois.

3. Phantom Corsair (1938)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

O automóvel foi construído por Rust Heinz e Maurice Schwartz, que tinham uma empresas de carroçarias na Califórnia. Com duas portas e espaço para seis pessoas, não tinha maçanetas. As portas abriam eletricamente, controladas por botões dentro e fora.


4. General Motors Futurliner (1939)

Wikimedia Commons
Reprodução

No início, os "ônibus do futuro" da GM só seriam expostos na Feira Mundial de Nova York em 1939. Acabaram usados na Parade of Progress ("Desfile do Progresso"), tipo de exposição itinerante criada pela companhia para apresentar os "aparelhos do futuro" – como a televisão e, depois da Segunda Guerra, o micro-ondas.


5. Buick Streamliner Special (1947)

Reprodução
Reprodução

Projetado por Norman Timbs, que havia trabalhado com Preston Tucker na malfadada tentativa de lançar um carro futurista, chamou atenção com enormes curvas nas laterais. Era um exercício em aerodinâmica, que havia avançado muito com a construção de Aviões na Segunda Guerra. 

6. General Motors Le Sabre (1951)

Wikimedia Commons
Reprodução

O veículo com grandes barbatanas na parte traseira foi projetado por Harley Earl e teve o seu design inspirado em jatos, uma inovação que colaria nos carros de produção.

7. Alfa Romeo BAT (1953 – 1954 – 1955)

Reprodução
Reprodução

Os três modelos italianos foram criados numa parceria entre a fabricante Alfa Romeo e a empresa italiana Bertone. O conceito envolvia o desenvolvimento de carros que apresentassem o menor coeficiente de arrasto  possível. Isto é, que menos gerasse atrito com o ar, o mais aerodinâmico possível.


8. Firebird (1953 – 1956 – 1959)

O Firebird I  WIkimedia Commons
O Firebird II Reprodução
O Firebird III Reprodução

Com modelos também projetados por Harley Earl, que seria o chefe do departamento de design da GM, a linha Firebird foi inspirada nos recém-criados caças supersônicos. Todos tinham o teto em bolha de vidro dos aviões. O Firebird I foi o primeiro carro movido a turbina a gás testado nos EUA. Já o Firebird II tinha duas, com grandes entradas de ar na parte dianteira. E o Firebird III tinha um joystick no meio dos dois assentos, como os caças, fazendo com que o motorista se sentisse um aviador profissional.

9. Oldsmobile Golden Rocket (1956)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Exibido em vários eventos automotivos, o carro foi desenvolvido pela antiga companhia Oldsmobile. A ideia era que o veículo fosse visto como um "foguete sobre rodas".

10. Pontiac Club de Mer (1956)

Reprodução

O veículo desenvolvido para a GM imitava os supersônicos, como os Firebird. Não possuía para-choque e, sendo extremamente baixo, o motorista ia sentado quase no nível do asfalto, com a cabeça na altura das maçanetas dos outros carros. 

11. Aurora (1957)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Projetado por Alfred Juliano, um padre católico, o Aurora foi criado para proteger seus passageiros. Era equipado com recursos de segurança como cintos e barras de proteção. A frente esquisitísima servia para proteger pedestres em atropelamentos. Basta olhar para ele para entender por que as santas intenções do padre não deram em nada. 

12. Ford Nucleon (1958)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Ficou na prancheta, mas foi testado com um modelo em escala. Era um veículo movido a energia nuclear. Algo mais precisa ser dito?


13. Simca Fulgur (1958)

Reprodução
Reprodução

Projetado pelo francês Robert Opron, o conceito era imaginar como seriam os veículos dos anos 2000. O automóvel (do futuro, não o conceito) seria movido a energia atômica, controlado por voz e guiado via radar. Cedo demais. 


14. Plymouth XNR (1960)

Reprodução

O automóvel surgiu como uma tentativa da marca americana Plymouth, da empresa Chrysler Corporation, de se livrar dos modelos de carros "quadrados, altos e sem inspiração". O resultado foi esse veículo fino, baixo e assimétrico, quem sabe inspirado num linguado.


15. Dodge Deora (1967)

Reprodução
Reprodução

O automóvel é na verdade uma Dodge A100 – antiga linha de vans compactas – que foi drasticamente customizada por Mike e Larry Alexander. Sem portas, o automóvel acabou virando modelo para os carrinhos de brinquedo da Hot Wheels.

16. Chevrolet Astro III (1969)

Reprodução
Reprodução

Um dos três carros-conceito da linha Astro, desenvolvida pela GM. Equipado com um motor de turbina a gás (que move as rodas como um motor convencional; não confundir com turbina de avião, que impulsiona o ar) tinha menos de 1 metro de altura, sendo o menor carro conceitual criado pela companhia.


17. Lancia Stratos (1970)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

O veículo – que visto de lado parecia mais uma enorme cunha – foi projetado pela empresa italiana Bertone. Como não possuía portas, os passageiros poderiam acessar o automóvel pelo vidro da parte de cima. O formato apareceria em superesportivos italianos a partir do fim da década. 


18. Citröen Karin

Reprodução

Em formato de pirâmide, resolveria o problema dos carros com asa-de-gaivota, a falta de espaço para abri-las num estacionamento. O motorista ia ensanduichado no meio dos outros dois passageiros


19. Mit CityCar (2003)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

O carro totalmente elétrico foi desenvolvido pelo australiano William J. Mitchell. Ele imaginou um carro pequeno como uma solução para o caos diário gerado pelo transporte público.


20. Nissan Pivo (2005)

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Criado pela Nissan, o carro é basicamente uma cabine rotativa de 360 graus sobre um chassi. Esse giro facilitaria o ato de estacionar o veículo.