Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Em imagens: Caça à baleia no século 19

Moby Dick retratou uma realidade de seu tempo - a imensa e destrutiva indústria baleeira

Celso Miranda Publicado em 23/08/2017, às 15h30 - Atualizado em 16/10/2018, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As baleias já eram caçadas há milênios - Celso Miranda
As baleias já eram caçadas há milênios - Celso Miranda

Esquimós caçam baleias há pelo menos 15 mil anos. Estima-se que eles consumiam sua carne como alimento e usavam seus ossos como ornamentos. Em 1670, barcos americanos já possuíam fornos a bordo para refinar a gordura do animal. 

A revolução industrial, no século 19, exigiu cada vez mais combustível. A caça ao cachalote (a espécie de Moby Dick), maior e com grande quantidade de óleo, se tornou mundial. O número de animais mortos saltou de 2 mil, em 1900, para 20 mil, em 1911. 

Tudo se aproveitava desses animais, a gordura já foi utilizada na fabricação de cosméticos e medicamentos (especialmente em unguentos para dores de barriga), os ossos leves como os de peixes e resistentes como os dos mamíferos, eram os preferidos da indústria de móveis e as barbatanas graças a flexibilidade, eram utilizadas pela indústria da moda, de espartilhos, anáguas e sombrinhas. Entenda como funcionava a caça.  

Clique para ampliar o infográfico

Confira os detalhes