Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Nazismo

Hitler no lugar errado

No Nazismo, a mentira era a alma do negócio

Redação AH Publicado em 18/12/2018, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler supostamente deixando a prisão de Landsberg - Getty Images
Adolf Hitler supostamente deixando a prisão de Landsberg - Getty Images

Adolf Hitler foi pioneiro no uso do marketing para promover a própria imagem. A apresentação de si mesmo como o salvador da nação, a glorificação dos alemães como raça superior e a endemoniação dos judeus foram frutos de um intenso trabalho de propaganda. Tudo nunca passou de uma orquestração vazia e mentirosa.

Um exemplo é esta foto, que pretensamente mostra Adolf Hitler deixando a prisão de Landsberg, em 20 de janeiro de 1924, onde cumpriu nove meses, acusado de traição. O fotógrafo Heinrich Hoffmann queria registrar a libertação para mostrar ao mundo que “Hitler estava de volta”. E conseguiu. A foto foi reproduzida mundialmente. Mas contava uma mentira. Hitler não estava diante da prisão de Landsberg. Seus guardas proibiram fotos da entrada do presídio.

Hitler foi levado, então, até a entrada da parte antiga da cidade. O local foi escolhido porque “lembrava a atmosfera de uma fortaleza”. Era uma das primeiras das muitas mentiras que acompanhariam Hitler até a sua morte, 21 anos mais tarde.